Após voltar com força e de forma semanal ao conteúdo da Máquina do Esporte a partir de agosto, o Maquinistas, podcast da principal plataforma de negócios do Brasil, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, terá um mês de novembro também bastante recheado.
Antes da lista, no entanto, vale lembrar que o programa é transmitido todas as terças-feiras, sempre ao vivo, às 11h (horário de Brasília), no YouTube, pelo canal da Máquina do Esporte. Posteriormente, o episódio também é disponibilizado em formato de áudio no Spotify. Já os cortes da entrevista são publicados no YouTube nos dias seguintes à exibição do programa.
Para começar, na próxima terça-feira (7), o convidado será Gustavo Oliveira, vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo. Publicitário reconhecido no mercado brasileiro, Gustavo foi presidente do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap) e vice-presidente da agência multinacional de propaganda FCB, onde trabalhou por quase 34 anos.
No ano de 2013, com um grupo de altos executivos, entrou no Flamengo como vice-presidente de comunicações e ajudou no início do trabalho de reestruturação do clube. Depois, em 2018, coordenou a campanha eleitoral do atual presidente, Rodolfo Landim. No ano seguinte, foi designado como vice-presidente de comunicação e marketing, cargo que ocupa até os dias atuais.
Na semana seguinte, no dia 14, será a vez de Ane Lopes, diretora de marketing, marca e comunicação da Claro. Também publicitária e com 30 anos de experiência em comunicação e marketing em empresas de serviços, a executiva atua no setor de telecomunicações desde 2000 e está há 15 anos no Grupo América Móvil. Em maio de 2016, assumiu a função que exerce até os dias atuais dentro da Claro Brasil.
Já no dia 21, o entrevistado será Helio Mata Machado, diretor de negócios e operações da NWB. O executivo chegou à empresa como membro do conselho em janeiro de 2015, representando um fundo de investimentos. Quase três anos depois, em novembro de 2017, passou a ser diretor de operações, cargo que ocupa até os dias atuais.
Nessa função, fez parte do movimento mais importante da história da NWB, a negociação com o Grupo SBF, concluída em 2021. Hoje, além de diretor de operações, também é líder da área de negócios, com foco em levar propostas competitivas ao mercado.
Por fim, no dia 28, a entrevista será com Marina Nishitani, especialista em megaeventos na Arábia Saudita. A executiva trabalha em parceria com o Ministério do Turismo do país desde o primeiro evento internacional realizado pelos sauditas em 2019 e falará sobre o boom recente da nação árabe no universo esportivo que culminou, nesta terça-feira (31), com o anúncio de que a Arábia Saudita será sede da Copa do Mundo de 2034.
Como todos os episódios são ao vivo, os interessados podem participar enviando perguntas pelo próprio chat do YouTube durante a conversa. Cada entrevista dura, em média, uma hora, e termina a tempo de todos nós, Maquinistas, almoçarmos com tranquilidade.