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Maquinistas: IBM aposta na inteligência artificial para transformar a experiência esportiva

Thiago Viola, que também cuida das áreas de dados e automação da multinacional, explorou as estratégias da empresa no mercado esportivo no podcast da Máquina do Esporte

Thiago Viola, diretor de inteligência artificial, dados e automação da IBM Brasil, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

Com mais de um século de atuação global, a IBM é uma das principais empresas de tecnologia do mundo, considerada referência em inovação, computação em nuvem e inteligência artificial (IA). No episódio desta semana do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Thiago Viola, diretor de inteligência artificial, dados e automação da IBM Brasil, compartilhou como a empresa tem usado a IA para transformar a forma como o esporte é consumido e analisado.

Viola iniciou na empresa como jovem aprendiz com apenas 15 anos de idade e, mais de 20 anos depois, atua, hoje, na liderança das estratégias esportivas da IBM no país, com foco na aplicação de tecnologia em ativações de marca, eventos e relacionamento com fãs.

Durante a entrevista, o executivo abordou o uso da IA generativa, análise de dados em tempo real e automação de conteúdo em grandes eventos esportivos. A IBM já é reconhecida por cases como os dos torneios de tênis de Wimbledon e US Open, nos quais soluções como o IBM Watson são utilizadas para gerar estatísticas, insights e experiências imersivas. Mas também possui atividades com automobilismo, futebol, golfe e UFC.

Segundo Viola, o esporte é uma grande fonte de dados, que pode servir de informação para a inteligência artificial auxiliar em diversos contextos.

“No futebol, por exemplo, temos insights que podem vir do jogador, da bola, do juiz, do impedimento, da torcida. Podemos entender o público comparado aos últimos anos, a probabilidade de um time ganhar ou perder, de um jogador tocar mais vezes na bola ou fazer um gol ao final do jogo, etc”, afirmou.

Apesar de ter um foco em B2B (sigla para transações comerciais que ocorrem entre empresas), a IA corporativa, a IBM também busca atingir o público final nos esportes para que as pessoas desmistifiquem seu uso, o que pode ser exemplificado por uma parceria recente com a CazéTV.

“Quando colocamos na CazéTV e tem o logotipo da IBM, o consumidor pode se interessar. Para nós, como marca IBM, serve como posicionamento do que pode-se criar com a IA e como as pessoas podem tirar proveito para suas empresas com uma IA corporativa. Podemos usar a IA para fazer uma pergunta sobre um jogador, mas também para fazer a análise de um trator para economizar bilhões, como um caso que temos com a Vale. Essa diversificação de uso da IA é onde está o nosso posicionamento, pode usar no esporte, até varejo, etc”, destacou.

Mais recentemente, no final de 2024, a IBM também fechou uma parceria com a Ferrari para auxiliar no engajamento de fãs e na análise de dados da escuderia.

“No automobilismo, um carro de Fórmula 1 tem dez mil sensores que podemos aproveitar os dados. A parceria vai proporcionar ao público possibilidades de conhecimento e interação, para que ele entenda e se apaixone mais, veja os diferenciais da Ferrari. É este potencial de experiência que a gente vai entregar com a Ferrari”, ressaltou Viola.

Outro estudo de caso interessante ressaltado pelo executivo está relacionado a uma outra parceria, com o Sevilla, da Espanha. Com o auxílio da IBM, foi desenvolvida uma ferramenta de inteligência artificial generativa para aprimorar o processo de recrutamento de jogadores do clube, analisando mais de 200 mil relatórios de “scouting”. Além disso, a empresa auxilia com questões médicas e táticas do clube.

O episódio do Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Thiago Viola, diretor de inteligência artificial, dados e automação da IBM Brasil, irá ao ar nesta terça-feira (20), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: