O Rio Open 2025 será realizado a partir deste sábado (15) e promete reunir milhares de pessoas no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Para além da grande importância esportiva, o maior torneio de tênis na América do Sul também gera impactos sociais relevantes para o estado que o recebe.
Os impactos gerados pelo Rio Open se expandem por conta da Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro, que prevê uma contrapartida social para eventos esportivos. No Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, detalhou a ferramenta.
“Todo patrocínio captado por grandes eventos que tem outra fonte de receita, como é o Rio Open, retorna até 20% do que ele capta para outros projetos que não conseguiram a mesma facilidade em atrair um patrocinador”, disse.
“A grande empresa de telefonia que patrocina o Rio Open [a Claro] se obriga, junto com a organização do evento, a destinar 20% daquele patrocínio a projetos indicados pelo proponente em comum acordo com o governo. Temos visto esse ganho ser imediato para a população”, exaltou o secretário.
A iniciativa permitiu, por exemplo, a reforma de um complexo de tênis no alto da Favela da Rocinha. O patrocínio ao Rio Open possibilitou a recuperação de equipamentos utilizados pela “Escolinha Fabiano De Paula”, projeto social liderado pelo ex-tenista Fabiano de Paula.
As possibilidades se estendem para além do tênis, com projetos voltados para outros esportes e até para a terceira idade. Assim, a iniciativa envolve, também, outros municípios do Rio de Janeiro, não apenas a capital.
Logicamente, o evento também gera impactos econômicos para o Rio de Janeiro. Em 2024, o Rio Open movimentou mais de R$ 160 milhões na economia do estado, entre turismo e geração de empregos, com mais de 5 mil vagas diretas e indiretas.
“O evento tem contratado agências que certifiquem seu impacto econômico. Um evento com o Rio Open por si só retorna ao estado com o impacto econômico quase que a totalidade dos impostos renunciados pelo estado”, lembrou Rafael Picciani.
O podcast Maquinistas apresentado por Erich Beting e com a participação de Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, irá ao ar nesta sexta-feira (14), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: