Pular para o conteúdo

Maquinistas: Para Fernando Meligeni, chance de massificar o tênis no Brasil é agora, mas passa por boa gestão

Em entrevista ao podcast da Máquina do Esporte, ex-jogador e atual comentarista chamou de "papagaiada" o atual momento de disputa política no país

De um modo geral, atletas profissionais brasileiros não costumam ser muito contundentes ao expressar suas opiniões. Esse traço cultural passa longe do ex-jogador e atual comentarista de tênis Fernando Meligeni.

Em entrevista concedida nesta semana ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, ele discorreu a respeito do atual momento do tênis brasileiro e fez declarações firmes a respeito da política e da gestão esportiva no país.

LEIA MAIS: Maquinistas: Fernando Meligeni celebra boa fase do tênis brasileiro, mas recomenda cuidado e trabalho em dobro

“Um dia a gente vai perceber que toda essa briga política é papagaiada para eles darem risada da nossa cara. Porque eles estão dando risada da nossa cara – a esquerda, a direita e o centro”, disse Fininho, em referência à forte polarização ideológica que toma conta da esfera pública nacional.

Durante a conversa com Erich Beting e Gheorge Rodriguez, Meligeni comentou a respeito dos desafios para a massificação do tênis no Brasil.

“A oportunidade está aí. É só querer. O desafio é falar para esses políticos que o esporte é legal”, afirmou.

Na visão do ex-jogador, o Ministério do Esporte nunca recebeu a devida atenção por parte dos sucessivos governos do país.

“Nossa pasta sempre foi a última ou não existiu. E sempre foi vendida para algum partido, que nunca entendeu nada – com todo respeito aos ministros do Esporte que passaram por ali. Um ou dois entendiam o que era chutar uma bola. Já a grande maioria [dos ministros] apenas estava lá”, ressaltou Meligeni.

Ele também defendeu os investimentos em áreas como esporte e cultura, inclusive por meio de mecanismos de incentivo como Lei de Incentivo ao Esporte e Lei Rouanet. E ainda criticou a desinformação que circula a respeito desse tema.

“A pessoa que fala mal da cultura no Brasil, eu tenho desprezo. Uma coisa é você falar mal de uma pessoa que está fazendo mal à cultura ou ao esporte do Brasil. Outra coisa é falar mal do esporte. Quem estraga o Brasil são as pessoas. Quem estragou o tênis durante anos foram as pessoas”, enfatizou.

Na entrevista, Meligeni fez duras críticas aos dirigentes das entidades esportivas do país, mas reconheceu que está havendo uma melhora na gestão.

“Hoje, eu acho que vem melhorando. Você pega o [Rafael] Westrupp [presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) de 2017 a 2025]. Fez o básico ali. Entendeu. Cuidou do esporte. Trouxe dois patrocinadores superfortes para dentro. O tênis mudou”, afirmou o ex-jogador.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação do ex-jogador e comentarista de tênis Fernando Meligeni, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: