A Vicar, grupo dono da Stock Car e diversas outras categorias, passará a executar a partir de 2025 uma estratégia para evoluir a estrutura do automobilismo brasileiro e as receitas de equipes e pilotos com melhores premiações.
Ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Lincoln Oliveira, o CEO do grupo, apontou que os planos da Vicar envolvem melhorar os autódromos brasileiros para, como consequência, evoluir a entrega dos eventos.
“Temos que melhorar a entrega do evento. Nossos autódromos não são tão bem cuidados. Você tem Interlagos, que é bom para fazer um evento bonito, levar clientes e patrocinadores. Mas em outros autódromos, você tem uma conservação ruim”, avaliou o executivo.
A estratégia se baseia principalmente no posicionamento das categorias da Vicar como uma plataforma de negócios, vistas como oportunidades para patrocinadores levarem clientes e criarem novas relações.
“Você não traz seu pior cliente no pior lugar. Você não quer levar seu cliente a lugares em que ele vai ao banheiro e o azulejo esteja faltando. Não pode ser assim, temos que entregar um evento de qualidade”, disse Lincoln Oliveira.
“Nesse ano vamos fazer um investimento importante, em que vamos cuidar dos autódromos. Queremos pintar, criar uma cenografia. Vamos criar um boulevard atrás dos boxes, onde você pode sentar, assistir a corrida, ter conversas. Isso a curto prazo”, seguiu.
Os planos do grupo também envolvem a evolução dos pagamentos para equipes e pilotos. Desta forma, a Vicar visa tornar suas categorias uma opção financeiramente atrativa para novos talentos e, ainda, compartilhar ganhos com os times.
“Vamos começar esse ano com, provavelmente, R$ 1 milhão de premiação [para pilotos campeões]. Queremos aumentar ano a ano, conforme o negócio vai se desenvolvendo, até R$ 5 milhões. Não há categoria hoje que dê um prêmio desse”, projetou o CEO.
“Se o evento vai dar dinheiro para o piloto, queremos compartilhar parte da receita do grupo com as equipes. Essa receita vem de tudo, ingressos, patrocinadores, venda de peças, aluguel de motor. Vamos criar uma bolsa para dividir com as equipes”, acrescentou.
Além de CEO da Vicar, Lincoln Oliveira também é pai de Gabriel Bortoleto, jovem que representará o Brasil na Fórmula 1 a partir desta temporada. Durante sua participação ao Maquinistas, o executivo também explorou as dificuldades da ascensão no automobilismo e os caminhos para a principal categoria do mundo.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez com participação de Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, vai ao ar nesta terça-feira (4), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: