O YouTube iniciou, nos últimos anos, um movimento para se tornar detentor de direitos de transmissão e, assim, passar a exibir competições ao vivo. Victor Machado, head de esportes da plataforma no Brasil, explicou ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, que a iniciativa faz com que a jornada do torcedor se complete.
Como plataforma de vídeos, o YouTube já era um ambiente em que fãs de futebol buscavam conteúdos sobre o esporte a todo momento, para além das partidas. Com as transmissões, o espaço passou a compreender todas as possibilidades de consumo de conteúdo para o torcedor.
“É um caminho natural. O YouTube, hoje, é uma plataforma que entrega conteúdo para a jornada inteira do torcedor na semana. Tem as mesas-redondas, desde as tradicionais da TV, como o ‘Jogo Aberto’. Mas se você quer aprender a dar um drible, quer um ‘review’ de chuteira, quer seguir cenas dos jogadores ou bastidores do seu time, tudo isso você encontra na plataforma”, exaltou Victor Machado.
“A jornada completa está no YouTube. Então faz todo sentido. Você tem o torcedor indo toda semana para o YouTube para se aprofundar na sua paixão, e no grande ápice ele não estava ali”, acrescentou o head de esportes da plataforma.
O movimento também partiu do entendimento de que o mercado publicitário está mais próximo dos eventos ao vivo, o que facilita na venda de publicidade e, consequentemente, na geração de receitas.
“O mercado está mais acostumado a se comprometer com um pacote grande de publicidade usando o ao vivo como âncora. É mais difícil para a gente olhar para pacotes de melhores momentos como grandes pacotes no mercado. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso já está mais aprofundado”, contou o executivo.
Victor Machado indicou, ainda, uma aproximação da plataforma com o hábito de assistir a futebol da maneira tradicional, a partir de Smart TVs. Com os aparelhos, a distinção entre consumir esportes no YouTube e na TV aberta, por exemplo, diminui.
“Nos últimos Campeonatos Paulistas, mais ou menos 70% da audiência estava na TV conectada. Então, já é um consumo tradicional, do hábito de assistir a futebol. Por isso que falo que o YouTube é TV também”, avaliou.
Durante a participação no podcast Maquinistas, Victor Machado também explorou a estratégia do YouTube com canais como CazéTV e Goat, além do público consumidor das transmissões na plataforma, entre outros assuntos.
O episódio do Maquinistas apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com participação de Victor Machado, head de esportes do YouTube, irá ao ar nesta terça-feira (8), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: