Em muitos países ao redor do mundo, o nome Allianz virou sinônimo de estádio. Isto porque, nas últimas décadas, a multinacional alemã, que atua no ramo de produtos financeiros e seguros, passou a investir pesado na aquisição de naming rights de arenas esportivas.
Atualmente, ela está presente em sete importantes estádios ao redor do mundo. E essa lista está em vias de crescer para oito. A Allianz fechou acordo, nesta semana, com a Rugby Football Union (RFU), da Inglaterra, para assumir o nome do Estádio Twickenham.
Localizado em Londres (Reino Unido), ele tem capacidade para 82 mil torcedores e costuma sediar os jogos em casa da seleção inglesa de rugby. Os valores do acordo com a seguradora não fora divulgados.
A aquisição da propriedade é estratégica para a Allianz, já que o Estádio Twickenham receberá (já com o nome da seguradora) as principais partidas da Copa do Mundo Feminina de Rugby, que será realizada em 2025, na Inglaterra.
“Nos próximos anos, a RFU e a Allianz trabalharão juntas para aprimorar as experiências dos visitantes e fornecer aos torcedores e à comunidade local as melhores experiências possíveis em dias de jogos e eventos. À medida em que avançamos para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2025, é totalmente apropriado que o primeiro jogo a ser disputado no recém-nomeado Allianz Stadium seja do Red Roses [modo como é conhecida seleção inglesa feminina de rugby union] contra a Nova Zelândia, em 14 de setembro”, afirmou o diretor-executivo da RFU, Bill Sweeney.
Outros estádios Allianz ao redor do mundo
De um modo geral, a Allianz tem adotado a estratégia de assumir os naming rights de arenas modernas, que foram construídas e completamente remodeladas em tempos recentes, estando aptas a receber importantes partidas nacionais e internacionais. Estes são os outros sete estádios que levam o nome da seguradora, ao redor do mundo.
Allianz Parque – Brasil
Casa do Palmeiras, o Allianz Parque, localizado em São Paulo (SP), é o exemplo mais conhecido pelos brasileiros de estádios batizados com o nome da seguradora alemã.
A venda do naming right ocorreu após a remodelação completa do antigo Estádio Palestra Itália, promovida pela construtora WTorre. A estreia do nome Allianz Parque ocorreu em 19 de novembro de 2014 (ano em que a reforma foi concluída), numa partida entre Palmeiras e Sport, válida pelo Brasileirão da Série A e vencida pelo clube pernambucano.
Desde que a denominação foi adotada, o Palmeiras tem vivido um dos períodos mais vitoriosos em sua história, tendo conquistado quatro Brasileirões e duas Copa Libertadores.
Com capacidade para receber até 43,7 mil pessoas, o estádio também se tornou um dos principais endereços para eventos e apresentações musicais no país, recebendo diversos shows nacionais e internacionais.
Allianz Arena – Alemanha
Situada em Munique, na Alemanha, a Allianz Arena é o estádio do Bayern de Munique, clube que também tem a seguradora como uma importante acionista.
Com capacidade para 75.024 espectadores, a arena foi inaugurada em 2005, para substituir o Estádio Olímpico de Munique, onde os Bávaros costumavam mandar suas partidas em casa.
Inicialmente, a propriedade do estádio era dividida com o 1860 Munique. A partir de 2014, porém, o Bayern assumiu o controle completo da Allianz Arena, que passou por uma reforma no ano seguinte, alcançando a configuração atual. O contrato de naming right em vigor é válido até 2033.
Allianz Riviera
A empresa também está presente na França, onde detém o naming right do Allianz Riviera, estádio do Nice, que disputa a Ligue 1 e tem como um dos principais acionistas Jim Ratcliffe, atual dono do Manchester United.
A arena foi inaugurada em 2016 para ser uma das sedes da Eurocopa, realizada naquele ano, e comporta até 36 mil torcedores.
Allianz Stadium – Austrália
Exemplo de como a empresa está disposta a investir em diferentes partes do mundo, o Allianz Stadium está localizado em Sidney, na Austrália, e foi inaugurado em 2022, com capacidade para 42,5 mil torcedores.
O estádio costuma sediar partidas de rugby e de futebol, tendo sido uma das sedes da Copa do Mundo Feminina 2023, realizada na Austrália e na Nova Zelândia.
Allianz Stadion – Áustria
Situado em Hütteldorf, Viena (Áustria), o Allianz Stadion começou a ser construído em 2014, após a demolição do antigo Gerhard Hanappi.
Inaugurado em 2016, em um amistoso com a participação do Chelsea, o local é a casa do Rapid Wien e tem condições de receber em torno de 24,2 mil pessoas, em partidas internacionais.
Allianz Stadium – Itália
A exemplo do Bayern, a Juventus, da Itália, foi outro clube tradicional da Europa a modernizar sua casa, cedendo, na sequência, os naming rights para a seguradora alemã.
O Allianz Stadium passou a funcionar em 2011 e ocupa o lugar do antigo Stadio delle Alpi, em Turim, podendo receber até 41,5 mil espectadores.
Ele possui quatro estrelas na classificação feita pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), conta com um shopping (o primeiro da cidade) e um hotel.
Allianz Field – Estados Unidos
Inaugurado em 2019, para receber exclusivamente partidas de futebol, o Allianz Field é o lar do Minnesota United, que disputa a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos.
Está localizado na cidade de Saint Paul, possui 19,4 mil lugares e sua construção custou, na época, US$ 200 milhões.
A lista poderia ser ainda maior já que, até algum tempo atrás, a empresa alemã deteve o naming right do Allianz Park, em Londres, casa do time de rugby Saracens. Atualmente, porém, o nome do estádio é propriedade da StoneX.