A Cambuci, dona das marcas Penalty e Stadium, registrou um faturamento bruto de R$ 128,5 milhões no primeiro trimestre de 2024. Esse número é superior ao obtido nos últimos três meses do ano passado.
“Estamos confiantes e determinados a impulsionar nosso progresso ao longo de 2024”, afirmou Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A..
“Agradeço imensamente a dedicação de cada membro da equipe e dos nossos parceiros comerciais, cuja colaboração foi fundamental para alcançarmos esses resultados”, completou.
Revés
A receita líquida atingiu R$ 110,1 milhões, representando um aumento de 18,5% em relação ao trimestre anterior, quando excluída a receita da Argentina em 2023.
No Brasil, o crescimento foi de 3,2% em comparação com os três primeiros meses de 2023, demonstrando recuperação após alguns reveses, como a paralisação das operações comerciais na filial argentina devido à instabilidade econômica e política do país.
“Crescemos em receita líquida no Brasil e compensamos boa parte da receita que pertencia à Argentina em 2023”, revelou Estefano.
“Investimos mais em marketing e nos mantivemos rígidos no controle de despesas e custos, pavimentando o caminho para o crescimento da companhia”, acrescentou.
Lucro
O lucro líquido do primeiro trimestre deste ano foi de R$ 20,6 milhões, representando um aumento de 1,5% se comparado ao primeiro trimestre do ano passado. O número também é bastante superior ao registrado no último trimestre de 2023, que foi de apenas R$ 7,9 milhões.
O Ebitda, lucro obtido antes do resultado financeiro, da depreciação e do imposto de renda, teve crescimento de 4,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
“Ao alcançarmos no primeiro trimestre um faturamento de R$ 128,5 milhões, apesar de uma conjuntura econômica restritiva, estamos muito satisfeitos com os resultados que obtivemos”, analisou Estefano.
Já a margem Ebitda, que é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem, foi de 29,4%. No primeiro trimestre do ano passado, a margem Ebitda havia sido de 27,1%.
“Esses números refletem a resiliência e a estratégia comercial focada que adotamos. Estamos confiantes de que seguimos no caminho certo para resultados ainda mais robustos”, contou o executivo.
Unidades
Além de três fábricas no Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), a Cambuci possui um centro de desenvolvimento em São Roque, no interior de São Paulo.
No exterior, a empresa está presente em 19 países e conta, atualmente, com quase 3 mil funcionários, fabricando equipamentos de 22 esportes.
Patrocínios
No futebol brasileiro, a Penalty é a bola oficial dos Campeonatos Paulista e Carioca, além da Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil e nas Séries A e B do Brasileirão, a empresa possui visibilidade em placas de leds nos estádios.
Em outras modalidades, a Penalty também é parceira do NBB e do Bauru (basquete); do Magnus e do Taboão (futsal); e do Vôlei Renata (vôlei).