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Com Rayssa Leal, Sophia Medina e Miguel Pupo, Volvo busca popularizar carro elétrico no Brasil

Ideia é inserir veículos no cotidiano dos atletas e buscar conexão com público interessado em sustentabilidade e tecnologia

Rayssa Leal posa com o modelo EX30 da Volvo - Divulgação

Rayssa Leal posa com o modelo EX30 da Volvo - Gabriela Batista e Marcelo Pacheco / TB Sports

A Volvo decidiu apostar na diversificação de seu time de embaixadores para atingir diversos públicos e popularizar o carro elétrico no Brasil. Os últimos contratados da marca foram a skatista Rayssa Leal, dona de duas medalhas olímpicas, e os surfistas Sophia Medina e Miguel Pupo.

“A nossa estratégia de influenciadores existe há pelo menos cinco anos. O esporte sempre foi um pilar que apreciamos muito porque acho que tem uma questão de inovação, performance e excelência”, destacou Mirella Cambrea, diretora de marketing da Volvo Car Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.

“São esses valores, principalmente, que conversam aí com os valores da nossa marca”, acrescentou a executiva.

A lista de embaixadores da marca ainda conta com mais três personalidades ligadas ao esporte: o ex-nadador paralímpico Daniel Dias, a ginasta Rebeca Andrade e o tenista Marcelo Melo.

“Estamos com o Daniel Dias desde o auge da carreira, antes de ele se aposentar. Ele continua com a gente, agora com um propósito social muito grande, com o instituto dele”, contou Mirella.

Com 27 medalhas nos Jogos Paralímpicos, Daniel Dias é o quarto atleta que mais subiu ao pódio na história do evento, sendo o segundo colocado entre os homens. Ele atuou entre Pequim 2008 e Tóquio 2020.

Diversidade

A relação de embaixadores da marca também engloba outras áreas e busca conexão com outros públicos que não o esportivo.

Fazem parte do time também Robert Rosello e Gustavo Catundra, do canal 2depais, para promover a diversidade; o influenciador digital Enzo Celulari; o fotógrafo Raul Aragão; o jornalista Cassio Cortes, especializado em automóveis; Isa Scherer, vencedora do MasterChef Brasil 2021; os empresários Konrad Dantas, fundador da KondZilla, e Victor Assis, CEO do Grupo Podpah; e Leo Farah, especialista em gestão de desastres naturais.

“As escolhas não são aleatórias. Buscamos pessoas que têm uma identidade semelhante à nossa marca e, nesses perfis tão diferentes, atribuímos papéis específicos para cada um. E queremos que eles insiram a marca e o carro no cotidiano e na vida real dessas pessoas”, explicou Mirella.

“Claro que os publis e as presenças em eventos fazem parte [do contrato]. Mas o que apreciamos são as vivências do dia a dia, esses conteúdos orgânicos, que mostram realmente como a Volvo está inserida no lifestyle de cada um.”

Mirella Cambrea, diretora de marketing da Volvo Car Brasil

Miguel Pupo pilota o Volvo XC90 - Reprodução / Instagram @miguelpuposurf
Miguel Pupo pilota o Volvo XC90 – Reprodução / Instagram (@miguelpuposurf)

Perfil

Para os novos atletas contratados, a Volvo resolveu trabalhar modelos específicos, que dialogam com a vivência e a rotina de cada um. Assim, Sophia e Rayssa receberam um EX30, carro de entrada da marca, com valores a partir de R$ 250 mil.

“A gente busca trazer esse rejuvenescimento para a marca e mostrar que temos produtos para essa geração mais nova. Temos percentual altíssimo de reciclabilidade. Existe uma preocupação socioambiental muito grande e é muito tecnológico”, definiu a executiva de marketing.

Já Pupo, que disputa a World Surf League (WSL), a elite do surfe mundial, traz um perfil mais maduro para a marca. Por conta disso, o surfista ganhou o modelo XC90, SUV da marca, que custa entre R$ 650 mil e R$ 700 mil, dependendo das versões, com capacidade para até sete pessoas.  

“O Pupo levamos para o topo de gama, pela característica familiar dele e pela faixa etária”, ressaltou Mirella.

Menor de idade

A contratação de Rayssa foi cercada de cuidados pela marca. Com 17 anos, a skatista ainda não está habilitada a dirigir. Por isso, a comunicação de sua entrada no time de embaixadores mostrou imagens da atleta no banco do carona e usando cinto de segurança.

“Assim como aconteceu com a Rebeca [Andrade], do ponto de vista operacional, os carros são entregues a elas, mas quem conduz, até o momento em que elas fazem 18 anos e podem tirar a própria carteira [de motorista], são pessoas do convívio delas”, disse a executiva.

Quando foi contratada, em 2021, Rebeca já era maior de idade. No entanto, não tinha habilitação para dirigir. Por isso, a marca adotou uma solução semelhante para as duas atletas.

“No caso da Rebeca, foi o treinador [Francisco Porath Neto], que é praticamente uma figura paterna para ela [quem ficou com o carro]. Já com a Rayssa foi entregue um carro para os pais e outro para o staff que a acompanha”, revelou Mirella.