O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), o Summit Brasil Paralímpico, evento voltado para altos executivos do mercado (também conhecidos como “c-levels”).
O dia de atividades contou com painéis sobre esporte e marketing mediados pelo apresentador Marcelo Tas, além da divulgação de uma pesquisa inédita focada no mapeamento dos consumidores de esporte paralímpico e na experimentação de modalidades esportivas adaptadas.
Com o evento, o CPB busca fortalecer sua relação com o mercado, no momento em que o esporte paralímpico ganha cada vez mais projeção no Brasil e no mundo.
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 totalizaram 2,5 milhões de ingressos vendidos, o que representou a segunda maior marca da história do evento, ficando atrás apenas de Londres 2012, que teve 2,7 milhões de entradas comercializadas.
A audiência global do evento também chamou a atenção. Na França, país-sede, os Jogos foram assistidos por 48,8 milhões de espectadores. Já o Channel 4, do Reino Unido, atingiu 18 milhões de pessoas com a cobertura da última semana de competições.
No Brasil, as plataformas do Grupo Globo, em especial os canais por assinatura Sportv, registraram aumento de audiência com a transmissão dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na comparação com Tóquio 2020. O total de horas ao vivo dedicadas ao evento na França também cresceu em 114%.
O Summit
Entre os participantes do Summit estiveram o presidente do CPB, José Antônio Freire, o vice-presidente da entidade, Yohansson do Nascimento, o CEO da Asics na América Latina, Alexandre Fiorati, e o diretor-presidente das Loterias Caixa, Renato Silva Siqueira.
Marcelo Tas abriu o evento exaltando o alto nível do esporte paralímpico brasileiro.
“O Movimento Paralímpico Brasileiro é uma joia deste país. É uma excelência que raramente temos em alguns setores da economia brasileira, fruto de muita dedicação e da nossa cultura”, afirmou o apresentador.
No primeiro painel do dia, Freire e Nascimento discursaram sobre o tema “Construção de um Legado Esportivo”.
“A gente quer realçar todo o potencial mercadológico do CPB, neste momento em que acumulamos as campanhas históricas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e o 1º lugar recém-conquistado no Mundial de Atletismo de Nova Délhi. São frutos de um trabalho que ultrapassa as barreiras esportivas, é o resultado de um trabalho transversal”, disse Freire.
O “Propósito como Posicionamento de Marca” foi o assunto tratado por Fiorati e Siqueira.
“Estar junto com o Movimento Paralímpico é trazer inspiração e engajamento também para nossas equipes internas, para que funcionários, clientes e fornecedores entendam o movimento e se engajem de uma maneira constante”, afirmou o CEO da Asics na América Latina.
Futuro
A estratégia do CPB conta com a consultoria da Dream Factory, por meio da DreamIE, unidade de inteligência e estratégia do grupo, na curadoria e condução de conteúdo da jornada junto ao mercado.
Os planos da entidade para este ano incluem o lançamento de produções audiovisuais, projetos de preservação da memória paralímpica e pesquisas de público que aprofundam o conhecimento sobre o paradesporto e as pessoas com deficiência.
Isso sem contar a apresentação da nova fase do programa Embaixadores Paralímpicos, que foi reformulado.
A ideia é estabelecer uma relação duradoura com esses porta-vozes ao longo do ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Nesse primeiro momento, foram “convocados” embaixadores com perfil comercial e executivos formadores de opinião, para fortalecer o propósito institucional da marca Brasil Paralímpico. A apresentação foi feita durante o Summit.
Um desses novos embaixadores é o próprio apresentador Marcelo Tas.
“Esse convite explodiu meu coração. Sofri uma fratura nos calcanhares em 1990 e, desde os 30 anos, busco esportes de baixo impacto. Só encontrei o remo, meu esporte ideal, no ano passado. Hoje, treino ao lado de atletas paralímpicos brasileiros, em um barco que foi da Cláudia Santos. É uma emoção muito grande chegar aqui após esta busca que me trouxe a um enorme bem-estar. Eu já me sentia muito grato por ter me aproximado desta equipe. Estou muito honrado, sentindo que estou no início de uma maratona que está só começando”, disse o jornalista.
Confira abaixo a lista completa dos novos embaixadores do CPB:
Alessandra Trigo
Palestrante e consultora especializada em inclusão, diversidade e liderança.
Andrea Schwarz
CEO na IIgual Inclusão e Diversidade, escritora e palestrante especializada em temas de inovação, cultura e liderança.
Antonio Batista
Presidente-executivo da Fundação Dom Cabral e autor do livro “A Empresa em Rede: Desenvolvendo Competências Organizacionais”, publicado em 2006.
Caio Braz
Jornalista com experiência em cobertura política, cultural e de celebridades.
Cristina Naumovs
Consultora de criatividade e inovação, já criou projetos para Burger King, Ambev e Havaianas, e é sócia fundadora da Unah Holding.
Djalma Scartezini
Psicólogo, comunicador, palestrante e empreendedor à frente da Egalité, empresa de consultoria em diversidade e inclusão.
Marcelo Tas
Apresentador, jornalista e palestrante.
Paulo Lima
Editor e fundador da Revista Trip.
Ricardo Amorim
Economista e CEO da Ricam, empresa de consultoria empresarial.
Roberto Sbragia
Diretor-presidente da FIA/USP, especialista em finanças, inovação e estratégias de negócios.
Rodolfo Medina
Presidente-executivo do Grupo Dreamers, presidente da ArtPlan e vice-presidente de marketing e parcerias do Rock in Rio.
Thiego Goularte
Fundador e CEO do Grupo Makers, empresa focada em inovação, tecnologia e cultura digital.