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Decathlon fecha parceria com Masp enquanto mira evolução de varejista para marca de produtos esportivos

Multinacional esportiva francesa e famoso museu de São Paulo (SP) decidiram se unir para transformar Vão Livre em "Playground"

Com programação gratuita, projeto incluirá aulas de ioga, spinning, funcional e treinões de corrida, entre outras atividades - Divulgação / Decathlon

Talvez seja difícil imaginar alguém que, mesmo sem conhecer a capital paulista, nunca tenha ouvido falar do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o famoso Masp. Localizado na Avenida Paulista, a rua mais icônica de São Paulo (SP), o local é um dos principais pontos turísticos da cidade e sempre teve a arte e a cultura como protagonistas. A partir de agora, porém, o Masp passará a abraçar também o esporte.

Nesta quarta-feira (23), a Decathlon organizou um evento para a imprensa, influenciadores e convidados para anunciar uma parceria com o museu. Com início no próximo domingo (27), a iniciativa que está sendo chamada de “Playground Decathlon” promete ocupar a parte de trás do conhecido Vão Livre do Masp. Com uma programação gratuita, realizada uma vez por mês, sempre em um domingo, o projeto incluirá aulas de ioga, spinning, funcional e treinões de corrida, entre outras atividades.

O desenho proposto para a ocupação da área teve como inspiração o conceito de “playground” em referência a Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o edifício histórico do Masp e sugeriu uma série de módulos lúdicos e escultóricos para que o Vão Livre fosse também um ponto de encontro entre o museu, a cidade e a arquitetura. O principal objetivo das duas partes será proporcionar acessibilidade ao esporte, além de contribuir para a saúde física e mental da população.

“Playground Decathlon” ficará localizado na parte de trás do Vão Livre do Masp, em São Paulo (SP), e funcionará uma vez por mês – Divulgação / Decathlon

“A parceria nasceu com propósitos comuns entre a Decathlon e o Masp com relação à democratização, o acesso, e a ideia é convidar todos os paulistanos para virem experimentar um novo esporte, se divertir e ter um momento muito legal em um domingo de lazer. A sociedade nunca precisou tanto do esporte como agora. É um local de cura, de melhora da saúde mental. O esporte pode e deve ajudar”, afirmou Liana Kerikian, diretora de marketing da Decathlon Brasil, à Máquina do Esporte.

“Em março, a gente lançou o movimento ‘Movendo Todas’ para olhar para a conscientização, trazer awareness [conhecimento] sobre o sedentarismo no Brasil, especialmente em um recorte para as mulheres, já que a gente sabe que 43% das mulheres se declaram sedentárias. É um número preocupante. Então, a gente lançou o movimento, mais de 1.500 mulheres passaram pelos espaços que a gente ofereceu, convidamos essas mulheres para a prática esportiva dentro das nossas lojas, e essa iniciativa com o Masp é uma continuidade desse projeto, agora aberto para todo mundo para que a gente consiga movimentar cada vez mais gente”, acrescentou.

Para o Masp, que entra no universo esportivo pela primeira vez, a ideia é levar novas experiências e oportunidades para a população. Vale destacar que a gestão do Vão Livre não era do museu. Depois de um longo processo político e administrativo, isso mudou no fim do ano passado, com o anúncio da mudança sendo feito em novembro. A partir de então, o Masp passou a pensar em possíveis parcerias, sendo a primeira delas fechada com a Decathlon.

“Essa parceria inédita vai trazer para o Vão aulas de esporte gratuitas numa linha do museu ativar e recuperar o Vão, com uma programação artística diversa, tanto com instalações quanto com programas que o próprio museu vai oferecer. Então, para nós, é muito bom celebrar essa parceria que vai trazer novas experiências e oportunidades de acesso da população para um espaço tão icônico de São Paulo”, disse Carolina Rossetti, diretora de relações institucionais do Masp, à Máquina do Esporte.

“A parceria entre Decathlon e Masp é a democratização do esporte e da cultura. O esporte conecta pessoas, entre elas e com elas mesmas, e a arte faz o mesmo. Há uma sinergia”, enfatizou Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil, também em entrevista à Máquina do Esporte durante o evento.

Evolução

Burel aproveitou para falar sobre a estratégia da empresa no mercado brasileiro, que segue um movimento global da multinacional, para 2025. Segundo ele, o objetivo da Decathlon é consolidar cada vez mais sua evolução de varejista para uma marca de produtos esportivos.

“A gente vai trazer cada vez mais produtos, mais sofisticados, mais técnicos, dentro do que é o consumidor no Brasil. Estamos investindo muito em criação e desenvolvimento de produtos cada vez mais avançados, trazendo novas tecnologias, novos designs, para acompanhar a sofisticação da prática do esporte sem perder o nosso papel principal, que é a democratização do esporte”, revelou o CEO.

Cédric Burel é o atual CEO da Decathlon Brasil – Divulgação / Decathlon

Atualmente, a Decathlon possui 51 lojas físicas espalhadas pelo país, em especial nas principais capitais brasileiras, além do e-commerce. Dos cerca de 15 mil produtos do catálogo internacional da empresa, 6 mil fazem parte do portfólio no mercado brasileiro, e 30% dos produtos vendidos no país são feitos por aqui, como tudo que se relaciona ao surfe, por exemplo.

Entre os principais investimentos feitos pela empresa dentro dos centros de desenvolvimento que possui, estão produtos cada vez mais especializados. E três modalidades surgem com uma força crescente: corrida, ciclismo e escalada. Patrocinadora doméstica dos Jogos de Paris no ano passado, a multinacional, inclusive, começou a apoiar atletas de nível olímpico, o que significa uma confiança cada vez maior nos produtos que coloca no mercado.

“Esse ano começou muito forte para a Decathlon, a gente fechou um trimestre maravilhoso [janeiro a março] em termos de resultado, o que mostra que cada vez mais gente está praticando esporte. A gente sente o resultado quando temos mais clientes, quando a gente tem mais clientes vindo às nossas lojas, e a gente sabe que o esporte está movendo mais gente”, destacou Liana Kerikian.

“Ainda tem muito por vir neste ano. Vem chegando aí a temporada de inverno, que para a Decathlon é muito especial. A gente já é uma loja de estilo de frio, as pessoas entendem a qualidade e a tecnicidade dos nossos produtos para proteção e também para as viagens, então esperamos resultados ainda melhores e mais surpreendentes para fecharmos um ano maravilhoso para a marca”, concluiu a diretora de marketing da empresa.