A Neotrust Confi, empresa focada em soluções de inteligência para o varejo on-line, divulgou um estudo apontando que o segmento esportivo movimentou R$ 16,3 bilhões no e-commerce no último ano, um aumento de 42,3% em relação a 2023.
A categoria mais representativa foi a de calçados, que obteve faturamento de R$ 9,9 bilhões, alta de 65%. Itens de vestuário, bicicletas e acessórios e produtos para academia foram as categorias que apresentaram maior aumento em vendas, com 45%, 5,3% e 19% de crescimento, respectivamente.
Os produtos de piscina e praia registraram a maior queda no período, 24%, seguidos dos artigos de futebol, com 4,8% de baixa.
Em relação à forma de pagamento, o cartão segue sendo o mais utilizado, com 61,2% do faturamento. Ainda assim, o pix foi o que mais cresceu de um ano para o outro, saltando de 20,2% para 33,2%.
Regiões
O crescimento foi registrado entre os consumidores de todas as regiões brasileiras, com destaque para o Norte, com 52,2% de aumento, e para o Sudeste, com 41,7%. O Sudeste, inclusive, concentra a maior representatividade entre as regiões do país, com 57% do faturamento, sendo 33,5% oriundo da cidade de São Paulo (SP).
Entre as unidades da federação, a que obteve maior alta em relação ao ano anterior foi o Amapá, com 62% de crescimento. Na outra ponta, Mato Grosso e Rio Grande do Sul foram os que tiveram menor índice de aumento. Mesmo assim, cresceram 38% cada um.