Se você passou pelo Instagram ou pelo TikTok no último mês, dificilmente escapou do fenômeno “Team Conrad”. A trend explodiu com a estreia da temporada final de The Summer I Turned Pretty (“O Verão que Mudou Minha Vida”), série do Amazon Prime Video que acompanha o triângulo amoroso de Belly, Conrad e Jeremiah e conquistou 25 milhões de espectadores em apenas uma semana.
E o esporte, claro, não ficou de fora. Na MLB, por exemplo, o Boston Red Sox convidou Christopher Briney, ator que interpreta Conrad, para aparecer com a camisa do time, se “posicionando” ao lado do personagem Conrad, enquanto o rival New York Yankees respondeu com um criativo “Team Steven”, outro personagem da trama (veja o vídeo aqui).
Quem mais aderiu aos conteúdos relacionados a cada novidade da série? A lista é longa, mas a Máquina do Esporte separou alguns: NHL, NFL, MotoGP, ATP Tour, Red Bull, Aston Martin, Utah Jazz, Pittsburgh Steelers, PSG, Barcelona, Juventus, Fluminense e Portuguesa.
Para se ter uma ideia, ao pesquisar “Team Conrad Sport” no TikTok , a quantidade de resultados impressiona (eis o resultado aqui) e mostra como a narrativa já ultrapassou a bolha do entretenimento adolescente e alcançou diferentes públicos.
Definitivamente, não é apenas uma produção para adolescentes
Para uma terapeuta entrevistada pelo portal Elle, referência de moda, estilo de vida e entretenimento, a série atrai Geração X, Millennials e Geração Z , sobretudo mulheres, justamente por combinar nostalgia, intensidade emocional e fantasia romântica em uma fórmula que resgata referências de séries clássicas sobre triângulos amorosos. Esse apelo se reflete nos números: a temporada final registrou uma audiência 40% maior do que a anterior, e o público da primeira temporada chegou a triplicar até aqui.
A apropriação dessa trend, então, comprova mais uma vez como o entretenimento dialoga diretamente com o esporte e abre oportunidade para criação de conteúdos: memes, rivalidades e fãs são usados para aproximar clubes de novos públicos, humanizar atletas e transformar novidades do universo pop em algo relacionado com cada clube e liga.
Em tempos em que cultura e esporte se encontram em todas as telas, quem sabe se posicionar no meme (e sabe de qual lado está) ganha torcedores, seguidores e relevância nas redes.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as terças-feiras, às 9h09.