ESPM fecha parceria com Confederação Brasileira de Futebol Americano

Seleção brasileira feminina de flag football foi semifinalista no último Mundial da modalidade - Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil

O curso de Administração da ESPM, por meio do seu hub de Marketing e Negócios, o Eleva Sports, fechou uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) para o desenvolvimento de um projeto de marketing, branding e gestão esportiva para as seleções brasileiras de futebol americano e flag football. O objetivo é contribuir para o crescimento e a profissionalização desses esportes no Brasil.

A cooperação tem início a menos de três meses do primeiro jogo da história da NFL em solo brasileiro e sul-americano, além de vir também na esteira da inclusão do flag football como modalidade olímpica para Los Angeles 2028. O acordo contará com a participação de professores e estudantes do curso de Administração.

“Os estudantes ganham experiência (práticas e reais) e a oportunidade de trabalhar com uma entidade do porte da CBFA, com dois tipos de modalidades: um esporte olímpico e outro, que movimenta milhões de dólares”, explicou Marcelo Toledo, professor de marketing e responsável pela parceria.

“Essa é uma oportunidade que traz uma experiência real com aquilo que está sendo desenvolvido em sala de aula e trará benefícios e expertise aos estudantes”, afirmou Érika Buzo Martins, coordenadora do curso de Administração da ESPM, que ainda aproveitou para destacar que, na outra ponta, a CBFA se aproximará do ambiente acadêmico, o que auxiliará no processo contínuo de profissionalização, com o recebimento de ideias e projetos que possam ser implementados nas seleções, bem como a expansão da visibilidade das modalidades esportivas. A confederação celebrou a parceria.

“Para nós, da CBFA, é um grande prazer abrir as portas para os estudantes da ESPM. Unir o estudo à prática é um excelente aliado para a formação dos jovens profissionais. O futebol americano e o flag football estão num momento muito importante no país, então trará ótimos aprendizados para ambos os lados”, comemorou Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA.

Crescimento

As duas modalidades têm obtido um crescimento exponencial no país. Para se ter uma ideia, a seleção brasileira feminina de flag football foi semifinalista no último Mundial e ocupa a 13ª colocação no ranking recém-divulgado pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf, na sigla em inglês), órgão máximo da modalidade. Já a seleção masculina ocupa a 19ª posição.

Em 2024, serão mais de 110 equipes na Copa do Brasil, principal competição a nível nacional da modalidade, com média de 20 atletas por equipe.

O futebol americano, por sua vez, também não para de crescer. Em 2024, o Campeonato Brasileiro da modalidade contará com aproximadamente 50 equipes, um total de 107 jogos e uma média de 55 atletas por time. Além disso, o número de fãs do esporte já é de mais de 38 milhões, segundo uma pesquisa feita pela NFL.

Sair da versão mobile