Jürgen Klopp, um dos técnicos mais reverenciados do futebol mundial nos últimos tempos, será diretor do Red Bull Bragantino. A princípio, a frase pode soar como um rolê aleatório, mas, no fim das contas, é a verdade.
O ex-treinador alemão, que fez história no Borussia Dortmund e depois ficou nove temporadas no Liverpool até optar pela saída no final da temporada passada, foi anunciado, nesta quarta-feira (9), como diretor global de futebol da Red Bull. Com isso, supervisionará a rede de clubes da multinacional austríaca de energéticos, que inclui cinco clubes: Red Bull Salzburg (Áustria), Red Bull Leipzig (Alemanha), New York Red Bulls (EUA), FC Liefering (Áustria) e Red Bull Bragantino (Brasil).
Klopp não estará envolvido na administração diária, mas ajudará com sua “visão estratégica”, além de auxiliar os diretores esportivos, dar suporte à operação global de olheiros e ainda usar toda a experiência que tem para contribuir no treinamento e desenvolvimento de treinadores.
“Depois de quase 25 anos afastado, não poderia estar mais animado para me envolver em um projeto como esse. O papel pode ter mudado, mas minha paixão pelo futebol e pelas pessoas que fazem o jogo ser o que ele é não mudou”, afirmou o ex-treinador alemão.
“Ao me juntar à Red Bull em nível global, quero desenvolver, melhorar e apoiar o incrível talento do futebol que temos à nossa disposição. Há muitas maneiras de fazer isso, desde usar o conhecimento e a experiência de elite que a Red Bull possui, até aprender com outros esportes e outras indústrias. Juntos, podemos descobrir o que é possível. Vejo meu papel principalmente como um mentor para os treinadores e a gerência dos clubes da Red Bull, mas, no final das contas, sou parte de uma organização que é única, inovadora e voltada para o futuro. Como eu disse, isso não poderia me animar mais”, completou.
No portfólio, Klopp possui diversos títulos importantes, como duas Bundesligas, uma Premier League, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Além de Borussia Dortmund e Liverpool, ele também foi técnico do Mainz no início da carreira.
“Estamos muito orgulhosos desta contratação extraordinária e certamente a mais forte na história do futebol da Red Bull. Jürgen Klopp é uma das maiores e mais influentes figuras do futebol mundial, com habilidades e carisma extraordinários. Em seu papel como diretor de futebol, ele será um divisor de águas para nosso envolvimento no futebol internacional e seu desenvolvimento contínuo. Esperamos impulsos valiosos e decisivos em áreas-chaves para tornar os clubes ainda melhores, tanto coletiva quanto individualmente”, destacou Oliver Mintzlaff, CEO de projetos corporativos e investimentos da Red Bull.