Rafael Zanette é o novo diretor de marketing, comercial e de comunicação do Paysandu. Com quase 20 anos de experiência na indústria esportiva nacional, Zanette foi eleito o melhor executivo de marketing esportivo da América do Sul pela Conafut, conferência nacional voltada exclusivamente para a indústria do futebol, em 2023.
O clube paraense será o quinto pelo qual Zanette passará na carreira. Antes, foi gerente de marketing do Palmeiras, diretor de negócios do Avaí, gerente de marketing do Atlético-MG e head de patrocínios do Cruzeiro.
Além disso, também atuou como diretor de planejamento em marketing esportivo na Figer 360 e trabalhou com clientes como Itaú, Samsung, Disney, Fila, Adidas, Pelé Club e Júlio Baptista, entre outros.
Já na Informídia Pesquisas Esportivas, empresa sócia do Ibope, atendeu marcas como Globo, Traffic, Klefer, Octagon, Banco do Brasil, Unimed, Petrobras, Medley, LG, Samsung, Caixa, Bradesco, Santander, Suvinil, Bosch, Pirelli, Volkswagen, Chevrolet, Texaco, Ipiranga, Pinheiros, Minas Tênis Clube, Superliga de Vôlei, Stock Car, Flamengo, Vasco, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Cruzeiro, Atlético-MG, Athletico-PR, Coritiba, Avaí, Figueirense, Internacional, Ponte Preta e Ceará, entre outros.
Mais recentemente, foi head de patrocínios da plataforma de apostas EstrelaBet, entre novembro de 2021 e dezembro de 2023, quando a empresa começou a fechar diversos patrocínios no universo esportivo.
Por fim, de agosto de 2016 até setembro do ano passado, foi CEO da Passione Marketing Esportivo, empresa que fundou para oferecer serviços em consultoria, capacitação e conteúdo personalizados para a indústria esportiva.