A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta terça-feira (3), quem será o novo diretor de marketing da entidade. O executivo Claudio Gomes, que era secretário-geral da Federação Catarinense de Futebol (FCF), passará a ocupar a cadeira e será responsável pela captação de novos patrocinadores e ações envolvendo a marca da CBF.
Gomes tem vasta experiência no mercado do futebol. Antes da Federação Catarinense, ele foi diretor de marketing e comercial do Criciúma (2010 a 2012) e diretor de futebol do mesmo Criciúma (2013 a 2015). Depois, tornou-se diretor executivo da SCCLUBES (empresa responsável pelos direitos comerciais do futebol catarinense), onde ficou de 2016 a 2022, saindo para se tornar executivo do Avaí. Em 2023, retornou à Federação Catarinense, onde atuou até a última semana como diretor comercial e secretário-geral da entidade.
O executivo já havia tido uma passagem pela própria CBF, quando foi gerente comercial de competições da entidade, atuando de forma consistente na comercialização de pacotes de patrocínio para as Séries B e C do Brasileirão.
Em sua passagem pela FCF, Gomes foi responsável por implementar o modelo de transmissão por streaming de todas as partidas do Campeonato Catarinense, até então inédito no futebol brasileiro.
Em contato com a reportagem da Máquina do Esporte, Gomes confirmou que passará a trabalhar na CBF. O executivo deverá promover uma maior aproximação da entidade com o mercado, com o objetivo de ampliar o fôlego comercial, que sofreu um pequeno abalo durante o período turbulento com Ednaldo Rodrigues.
No início do ano, quatro patrocinadores não renovaram com a CBF. Além da Copa do Mundo Masculina no próximo ano, outro ativo importante que Gomes terá para trabalhar é a seleção feminina. Em 2027, o Brasil será pela primeira vez sede do Mundial da modalidade.
Gomes assume o cargo que estava vago desde a saída de Lênin Franco, em abril. O antigo diretor de marketing anunciou, na última sexta-feira (30 de maio), sua chegada à 94 Marketing & Football, agência que gerencia a imagem, entre outros, de Estêvão, do Palmeiras, e de Denílson, ex-jogador e atual comentarista da Globo.