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IMG exalta IAs e necessidade de mudanças na produção digital entre tendências para 2026

YouTube se manteve como plataforma mais importante para indústria esportiva

Pittsburgh Steelers e Cincinatti Bengals se enfrentam em partida da temporada regular da NFL - Mikey Owens / NFL

A IMG publicou o relatório anual de tendências para a indústria esportiva e, para 2026, exaltou a importância das inteligências artificiais e apontou os caminhos que deverão ser seguidos no ambiente digital.

A oitava edição do relatório, que analisa os caminhos que deverão ser seguidos pela indústria no ambiente digital, exalta que a saturação das plataformas digitais, com milhões de publicações por minuto, é um grande desafio para a indústria esportiva.

A IMG entende que, neste cenário, o foco da indústria deve ser a produção de conteúdo de alta qualidade em escala. As inteligências artificiais (IAs) foram destacadas como ferramentas essenciais para a otimização dos fluxos de trabalho e de produção.

Protagonistas

A produção de conteúdos de qualidade deve se somar a uma outra tendência, chamada pela IMG de “Energia de Protagonista”. 

O relatório aponta que a confiança nas instituições está em declínio para o público das plataformas digitais e a saída é construir confiança através de atletas e criadores de conteúdo.

Fãs mais jovens são mais propensos a se interessar por um esporte por causa de um atleta específico do que por um time. Por isso, as principais plataformas de mídia social passaram a otimizar as ferramentas para criadores individuais, não para organizações.

Com isso, marcas e organizações esportivas perdem o controle absoluto sobre as narrativas promovidas pelos esportes no ambiente digital. Elas devem, então, passar a constituir e capacitar talentos próprios, além promover colaborações com criadores que já possuem o interesse do público.

Vídeos curtos

A diminuição do foco em vídeos curtos também foi destacada. O relatório discorda que o público jovem só possa ser alcançado com conteúdos de curta duração e defende que trata-se de um grupo que também consome produtos com horas de duração, desde que não sejam “entediantes”.

A IMG acredita que a priorização excessiva de formatos curtos pode transformar marcas apenas mais um conteúdo a ser consumido de maneira rápida e rasa nas redes. Perde-se, portanto, a oportunidade de construção de conexões mais profundas e engajadas.

YouTube

Pelo segundo ano consecutivo, o YouTube foi selecionado como a plataforma mais importante para os clientes da IMG e os detentores de direitos de mídia na indústria esportiva. Instagram e TikTok completam o pódio.

A plataforma de vídeos se manteve na primeira colocação do ranking pela capacidade de potencializar o alcance dos detentores de direitos no esporte para novos públicos em diversos formatos de mídia.

O YouTube também foi destacado como caminho para obtenção de novas receitas diretas e fornecedor de dados relevantes para compreensão dos público