Segundo maior mercado fitness do mundo, com 56.833 academias e centros de treinamento funcionando em 2024, de acordo com o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, elaborado pela Fitness Brasil em parceria com a EY e a Armatore Market + Science, o país se converteu em um verdadeiro paraíso para as marcas de suplementos alimentares.
Pioneira nesse setor, a Integralmedica tem procurado intensificar a estratégia de se associar ao universo da saúde, ao mesmo tempo em que investe com força no fisiculturismo, como forma de avançar nesse mercado, que, segundo dados da consultoria Euromonitor, cresceu 70% no Brasil entre 2019 e 2023, devendo movimentar um valor transacionado de R$ 9,3 bilhões, em 2028, o que representa uma expansão de 120%.
Nas últimas semanas, a Integralmedica realizou importantes movimentos para não apenas consolidar sua posição no segmento de suplementos, como também abocanhar novas fatias do setor.
No fim de outubro, a marca renovou o patrocínio ao Mr. Olympia, principal evento de fisiculturismo do mundo. Os valores do novo contrato não foram divulgados, mas a empresa fez questão de informar que ele possui sete dígitos. Ou seja, na casa dos milhões, embora não a companhia não especifique se o montante é em dólar ou reais.
Independentemente da unidade monetária adotada, o acordo possui um valor expressivo e deixa a marca brasileira em evidência junto ao público que busca o “shape” perfeito.
Além da parceria com o evento em si, a marca também patrocina atletas que se destacam no Mr. Olympia, caso de Eduarda Bezerra, campeã em 2025, na categoria Wellness. Neste ano, além da vencedora, a delegação da Integralmedica na competição contou com 11 atletas.
O investimento no Mr. Olympia é parte da estratégia de expansão global da empresa, que faz parte do Grupo BRG. A meta é ousada: tornar a Integralmedica uma das três maiores marcas de nutrição esportiva do mundo, dentro dos próximos anos.
““O que vemos hoje é resultado de uma relação construída ao longo do tempo. A parceria entre Integralmedica e Mr. Olympia se tornou a mais longa e consistente associação empresarial entre Brasil e Estados Unidos no universo do fitness e do fisiculturismo. A marca foi pioneira ao se conectar diretamente com a elite mundial do esporte através do Mr. Olympia e da IFBB Pro League e continua sendo a referência para outras empresas que hoje buscam ocupar esse espaço”, afirmou Terrick El Guindy, diretor internacional de mídia do Mr. Olympia.
Novas operações
A estratégia de crescimento da Integralmedica não se restringe aos patrocínios, mas envolve também parcerias com gigantes globais do setor.
Neste mês a empresa firmou acordo com a Glanbia Performance Nutrition, detentora das marcas de suplementos ON Optimum Nutrition e BSN, que passarão a ter seus produtos comercializados pela Integralmedica, no mercado brasileiro.
Inicialmente, a operação ocorrerá em 2,4 mil pontos de venda, concentrados sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A escolha não é aleatória. Os dois estados estão entre os que mais concentram academias e centros de treinamento no Brasil.
Em São Paulo, eram 13.372 estabelecimentos ativos em 2024, sendo 3.945 só na capital. Já o Rio de Janeiro ocupava a terceira posição no ranking dos estados com mais academias e centros de treinamento, com 4.056, dos quais 1.869 funcionavam na “Cidade Maravilhosa” (segunda colocada, entre os municípios brasileiros).
O objetivo da Integralmedica é expandir essa operação, levando os produtos importados dos Estados Unidos para cerca de 120 mil pontos de venda espalhados pelo país, incluindo lojas especializadas, farmácias e drogarias, e-commerces e redes de varejo, no prazo de 30 meses.
A empresa projeta um crescimento superior a 20%, com essa parceria, que tende a ampliar sua participação no segmento premium de suplementos.
“Unimos duas forças complementares: a liderança global da Glanbia e a excelência operacional da Integralmedica. Essa parceria vai ampliar o acesso dos brasileiros às principais empresa de nutrição esportiva do mundo, com presença e atendimento em todos os canais”, pondera Filipe Bragança, CEO da Integralmedica.
Relação com a área da saúde
A história da Integralmedica tem forte vínculo com a área da saúde. A palavra “médica” não foi agregada ao nome da empresa por questão de marketing, apenas.
Seu fundador foi de fato um médico clínico-geral. No início da década de 1980, Euclesio Bragança atendia em um consultório no Campo Limpo, em São Paulo (SP), e desenvolveu um suplemento proteico para auxiliar na recuperação de pacientes que haviam adoecido.
“Dr. Bragança sempre foi um estudioso de como essa questão da nutrição pode contribuir com a saúde das pessoas”, conta Márcio Avólio, diretor de marketing da Integralmedica.
O produto que originaria a empresa não foi, portanto, pensado para os praticantes de atividades físicas intensas, mas sim para pessoas comuns que necessitavam de recuperar de problemas de saúde.
Porém, por obra do acaso e sem estratégia comercial ou de marketing, o composto acabou se tornando febre entre os praticantes de musculação de São Paulo.
“Naquela época havia uma academia localizada na avenida São João com a rua Ipiranga, no Centro, que era muito frequentada por fisiculturistas. Não se sabe como, eles descobriram que no Campo Limpo um médico havia desenvolvido um suplemento proteico que era muito eficaz”, diz Avólio.
A Integralmedica foi constituída em 1983, em um período em que o segmento de nutrição esportiva ainda “engatinhava” no país. Hoje, ao mesmo tempo em que o setor avança de um modo geral, a concorrência também se amplia no país.
“Observamos uma movimentação grande no mercado, mas acreditamos que a concorrência é saudável para todos. Hoje em dia, se analisarmos bem, veremos que relativamente poucas pessoas no Brasil têm contato com a suplementação. Então, existe espaço para o segmento crescer. A expectativa é de que ele dobre de tamanho, entre 2025 e 2030”, avalia o executivo.
