A LaLiga encontrou um caminho diferente para potencializar a própria internacionalização. Por meio da educação, com o projeto LaLiga Business School, a entidade expande sua presença ao redor do mundo enquanto forma profissionais para a indústria do esporte.
José Moya Gómez, diretor da LaLiga Business School, explicou em entrevista à Máquina do Esporte que o projeto surgiu de um pedido da própria indústria, como consequência da necessidade enfrentada pelos clubes de encontrar profissionais de gestão esportiva capacitados.
“Não somos um acordo comercial entre a LaLiga e uma universidade. Somos a LaLiga. Criamos este departamento porque os clubes passaram a ter a necessidade de profissionalizar suas estruturas executivas, mas não encontravam perfis de gestores profissionais que se alinhassem com o que procuravam”, disse.
Na visão do executivo, o diferencial da LaLiga Business School se dá justamente pela maneira como o projeto é organizado. Ao contrário de iniciativas semelhantes promovidas por outras entidades, o programa é idealizado e desenvolvido inteiramente pela liga espanhola, sem intermediários.
“Pesquisei sobre a indústria da educação no esporte e vi projetos que seguiam a mesma filosofia: uma grande marca ou liga em um acordo com alguma universidade. Assim, o centro do projeto era tocado pela universidade, com a liga participando apenas para marketing e suporte. Então decidimos fazer diferente”, destacou.
A LaLiga Business School oferece cursos anuais de mestrado e MBAs, tipo de pós-graduação focada em administração e gestão de negócios. Os temas incluem marketing esportivo, gestão esportiva, organização de eventos esportivos e direito esportivo, entre outros. Anualmente, o projeto conta com aproximadamente 800 alunos.
Parcerias
Em países da América Latina, como Peru, Colômbia, Equador, México, Argentina e Chile, a LaLiga Business School se faz presente por meio de parcerias institucionais.
No Brasil, a mais forte delas é com a Federação Paulista de Futebol (FPF). A aproximação entre as partes se deu primeiramente por se tratar de um mercado relevante para a LaLiga. A presença de Mauro Silva, ex-jogador que atualmente é vice-presidente da entidade e também ídolo do time espanhol Deportivo La Coruña, também foi importante para o negócio.
“Assinamos há três anos. Claro que Mauro Silva estava lá. A conexão com ele é óbvia e grande. Ele veio aqui [Espanha] para uma viagem institucional, para saber como trabalhamos, e assim que nos encontramos entendemos que precisávamos trabalhar juntos”, contou José Moya Gómez.
A parceria envolve diversos cursos criados pela LaLiga Business School a partir da necessidade da FPF e viagens para intercâmbios de experiências na Espanha. O projeto também conta com iniciativas em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e outras instituições brasileiras, como a ESPM, com quem o programa terá ações no segundo semestre.
Internacionalização
A partir das parcerias, a LaLiga não só oferece oportunidades para o surgimento de profissionais mais capacitados para gerir a indústria esportiva de maneira mais eficiente como também expande sua presença no Brasil.
“O prestígio é importante para a LaLiga. Queremos que a marca cresça, e a narrativa da educação é muito boa. Viemos ao Brasil para compartilhar nosso conhecimento e aprender com o que fazem aqui. Se você tem mais prestígio, tem maior presença no mercado”, explicou o diretor.
Assim, cria-se a possibilidade de atrair mais fãs da liga no Brasil e expandir os negócios da competição no país, o que inclui maior audiência e, consequentemente, maiores receitas com direitos de transmissão, entre vários outros.
“A curto prazo, queremos continuar crescendo, mantendo o ritmo com a Federação Paulista de Futebol. Também queremos estabelecer passos fortes com a ESPM. Então, estamos trabalhando com estes dois parceiros para fazer o projeto crescer”, concluiu José Moya Gómez, diretor da LaLiga Business School.