Pular para o conteúdo

Mercado europeu de patrocínio supera pré-pandemia e atinge recorde em 2024

Segmento recebeu investimentos de € 23,41 bilhões, o que representa mais de 70% do total de patrocínios no continente

Real Madrid derrotou o Borussia Dortmund e ergueu a taça da Champions League pela 15ª vez na história em 2023/2024 - Reprodução / X (@realmadrid)

Jogadores do Real Madrid festejam a conquista da Champions League na temporada 2023/2024 - Reprodução / X (@realmadrid)

O mercado europeu de patrocínios esportivos atingiu o recorde de € 23,41 bilhões em 2024, segundo o relatório Visão Geral do Mercado de Patrocínio, elaborado pela Associação Europeia de Patrocínio (ESA, na sigla em inglês).

O montante representa um aumento de 15,5% em relação aos € 20,26 bilhões da marca anterior, de 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

O setor não esportivo subiu de € 8,88 bilhões em 2023 para € 9,49 bilhões no ano passado. Esse segmento, porém, ainda não superou o pico de antes da pandemia, quando era de € 10,43 bilhões.

“Embora o mercado geral esteja se expandindo com uma aceleração encorajadora, percebemos a recuperação contínua do setor não esportivo no pós-pandemia”, analisou Sophie Morris, presidente da ESA.

O valor total do mercado de patrocínios na Europa em 2024 aumentou 6,6% em um ano, passando de € 30,86 bilhões para € 32,91 bilhões. Ou seja, o esporte representa 71,1% do total de patrocínios no continente.

“O mercado de crescimento mais rápido aumentou a uma taxa de 19% em 2024 em comparação a 2023”, comentou Sophie.

“Espera-se que 2025 seja um ano importante para os esportes femininos, novos eventos e formatos de entretenimento, e no uso da tecnologia para melhorar as experiências do público”

Sophie Morris, presidente da ESA

Oriente Médio

O relatório, que é coproduzido com a Nielsen Sports, observou que o bom desempenho foi auxiliado pelo grande aumento de investimentos vindos de empresas do Oriente Médio.

“Com esse impulso e o cenário de patrocínio em evolução, vemos um grande potencial para uma expansão maior no próximo ano e estamos animados para ver como nossa indústria aproveitará esse potencial”, destacou a presidente da ESA.

Segundo outro estudo, da Play the Game, divulgado em dezembro, a Arábia Saudita assinou mais de 900 acordos de patrocínio em toda a indústria esportiva.

Maiores e melhores

Entre os países europeus, o relatório da ESA mostra que a Espanha foi o mercado de crescimento mais acentuado na Europa, subindo de € 1,62 bilhão para € 1,92 bilhão.

A Alemanha se manteve como o maior mercado de patrocínio esportivo do continente. Houve um crescimento de € 6,21 bilhões para US$ 6,76 bilhões em um ano (aumento de 8,8%). O Reino Unido vem em segundo lugar, com um aumento de 9,2%, passando de € 5,57 bilhões para US$ 6,08 bilhões.

“O aumento da indústria de patrocínios em 2024, superando os níveis pré-pandêmicos, marca uma recuperação significativa. Na Nielsen Sports, reconhecemos isso como uma fase de transição”, disse Samantha Lamberti, diretora internacional da Nielsen Sports.

Previsão

A executiva também colocou os esportes femininos e os avanços tecnológicos como setores que impulsionarão o crescimento do patrocínio na indústria do esporte nos próximos anos.

“A volatilidade aumentada do mercado, impulsionada por novas propriedades, exige agilidade estratégica com marcas e detentores de direitos precisando se adaptar”, afirmou Samantha.

“Esse ambiente em evolução exige uma abordagem mais estratégica e orientada por dados para capitalizar as oportunidades emergentes e garantir o sucesso sustentável”

Samantha Lamberti, diretora internacional da Nielsen Sports

O relatório citou 2025 como um grande ano para o crescimento dos esportes femininos, com a expectativa de chegada de mais empresas ao segmento.

Uma pesquisa do Women’s Sport Trust (WST) no final de 2024 afirmou que 80% das marcas provavelmente investirão em patrocínios de esportes femininos nos próximos três anos.