A Horizm divulgou a edição 2025 do relatório “Digital Value of Fans” (“Valor Digital dos Torcedores”, em tradução livre), e Corinthians, Flamengo, Brasileirão e Neymar se destacaram.
O relatório é baseado nos dados gerados pela ferramenta de inteligência artificial (IA) “Intelligenz”, que analisou e comparou as performances dos principais clubes, ligas e atletas do mundo nos 12 meses de 2024.
O Digital Value of Fans 2025 avaliou as performances em três métricas: audiência total, inventário total e valor por fã. Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e TikTok foram considerados.
Corinthians e Flamengo foram os únicos clubes brasileiros com as 25 maiores audiências do mundo. O time rubro-negro foi o 17º, com 61,7 milhões de seguidores, enquanto a equipe paulista foi a 25ª, com 39,3 milhões.
O clube carioca ficou à frente de clubes como Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, Borussia Dortmund, Roma e Galatasaray. Real Madrid (420,8 milhões), Barcelona (366,5 milhões) e Manchester United (225,6 milhões) formaram o Top 3.
Valor gerado
A métrica de valor gerado leva em consideração o valor geral da postagem que está sendo digitalmente ativada por um clube. A todas as postagens é atribuído um valor de inventário para ilustrar o valor entregue aos parceiros, bem como a potencial oportunidade comercial.
O Corinthians gerou € 48,9 milhões (R$ 294,2 milhões) em 2024 e, com isso, ficou na 10ª posição. O Flamengo, apesar de ter mais seguidores, veio logo atrás, com € 46,5 milhões (R$ 279,8 milhões), na 11ª colocação.
O Real Madrid ficou no topo da lista ao gerar € 183 milhões (R$ 1,1 bilhão), seguido pelo Barcelona, que gerou € 137,2 milhões (R$ 825,6 milhões). O Liverpool fechou o pódio com € 132,2 milhões (R$ 795,5 milhões) gerados.
Valor por fã
Com base nos dados adquiridos, o relatório apresentou a capacidade de uma liga ou equipe de gerar valor a partir do seu inventário digital per capita com a métrica valor por fã.
O Corinthians foi o segundo colocado do mundo no quesito. O Timão gerou € 1,24 (R$ 7,46 na cotação atual) por seguidor, o que representou um crescimento de 42,2% em comparação com o ano anterior.
O Flamengo, por sua vez, aparece na sexta posição do ranking de valor por fã, com € 0,75 (R$ 4,51) gerado. A diferença para o Corinthians se dá pela quantidade de seguidores acumulados pelo Rubro-Negro, já que o valor total foi próximo.
Apenas o Galatasaray, da Turquia, superou o Corinthians em valor por fã, com € 1,35. O Timão ficou à frente de Liverpool, Los Angeles Lakers, Arsenal, Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain e Golden State Warriors, entre vários outros times.
Neymar
O principal destaque individual brasileiro foi Neymar, que recentemente voltou ao país para atuar pelo Santos. O craque esteve afastado dos gramados por 10 meses em 2024, mas ainda assim figurou como um dos principais atletas no ambiente digital.
No ranking que considera apenas atletas, Neymar ficou na terceira colocação com seus 421,5 milhões de seguidores. Apenas Cristiano Ronaldo, que é a pessoa mais seguida do mundo com mais de 1 bilhão de seguidores, e Lionel Messi superaram o brasileiro.
Em valor gerado, Neymar foi o quarto colocado, com € 20,1 milhões (R$ 121,1 milhões). Com isso, o jogador ocuparia a 22ª colocação do ranking das equipes, à frente de Milan, Atlético de Madrid e Roma. Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Kylian Mbappé formaram o Top 3 entre os atletas.
Brasileirão
O Brasileirão foi a sétima liga com maior audiência ao acumular 242,3 milhões de seguidores nas cinco principais redes sociais. O Campeonato Brasileiro superou competições esportivas como Bundesliga, Fórmula 1 e MLB.
A Série B do Campeonato Brasileiro também apareceu na lista, na 23ª colocação, com 43,6 milhões de seguidores. A segunda divisão nacional ficou à frente da Euroliga e do Campeonato Português.
Além do Brasil, apenas Inglaterra, com Premier League e EFL Championship, e Espanha, com LaLiga e LaLiga Hypermotion, contaram com duas divisões entre as 25 ligas esportivas mais seguidas do mundo.
O Brasileirão gerou € 302 milhões (R$ 1,8 bilhão) e foi o 4º colocado no quesito após registrar um crescimento de 19,3% em comparação com o ano anterior, enquanto a Série B apareceu em 20º, com € 38,9 milhões (R$ 234,3 milhões).
No valor por fã, o Brasileirão ficou na 5ª colocação ao obter € 1,25 (R$ 7,53), enquanto a Série B foi a 10ª competição da lista, com € 0,89 (R$ 5,36). Ambas ficaram à frente de NBA, Premier League, LaLiga, Ligue 1 e Bundesliga, entre outras competições.
A Máquina do Esporte, em parceria com a Horizm, disponibiliza mensalmente o Ranking Máquina-Horizm, que apresenta dados semelhantes ao relatório Digital Value of Fans 2025, mas focado nos times da primeira divisão do Brasileirão.
Recentemente, o podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, recebeu Pedro Mestriner, CEO da Horizm. O episódio abordou a monetização de ativos no esporte com inteligência artificial e dados: