As contratações de Dudu e Gabigol pelo Cruzeiro ajudaram o clube mineiro a ser o líder da primeira edição do Ranking Digital Máquina do Esporte/Horizm sobre o valor por fã entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em suas plataformas digitais.
O Cabuloso foi o líder da lista, que levou em conta a performance digital dos clubes no mês de janeiro de 2025. O ranking traz outros detalhes curiosos, como a presença do debutante Mirassol entre os times que alcançam maior valor por fã. Já gigantes nas redes, como Corinthians e Flamengo, lideram em outros quesitos.
Foram quatro métricas avaliadas pela sportstech espanhola Horizm: impressões, média de impressões por post, valor de inventário total e valor por fã. Elas foram feitas com base nas postagens dos clubes em cinco redes sociais: Instagram, TikTok, X, YouTube e Facebook.
“O objetivo de apresentar quatro métricas e quatro rankings é evitar uma visão restrita sobre o marketing digital. O olhar precisa ser amplo. É preciso entender e traduzir as informações trazidas pelo conjunto de métricas. Com os rankings, a parceria entre Máquina do Esporte e Horizm vai permitir uma análise muito mais profunda sobre o desempenho nas redes sociais dos 20 clubes da Série A do Brasileirão”, disse André Stepan, head de desenvolvimento de negócios da Horizm no Brasil e na América Latina.
A decisão de incluir quatro métricas é para poder ter uma avaliação mais consistente do trabalho que é feito pelos clubes no ambiente digital, como explica Stepan.
“Em três das quatro métricas, será possível entender mais um pouco dos números gigantescos dos clubes com torcidas maiores, e consequentemente mais seguidores; e com o valor por fã, mostramos a capacidade de geração de receita e engajamento com relação à base de fãs, independentemente do número de seguidores que apresente”.
É por conta disso que, embora o Cruzeiro tenha tido o resultado mais expressivo no valor por fã, em outras métricas os clubes que são líderes nas redes sociais no Brasil acabam se destacando, como são os casos de Corinthians e Flamengo.
“É importante para o mercado entender o real valor que as redes sociais têm para os clubes, para além da questão institucional. As redes precisam ser mais do que ponto de contato com o fã, mas ferramenta de negócio para os clubes e seus parceiros. E essa primeira lista mostra bem que há um caminho importante na relação do fã com o ídolo. Estamos ansiosos para ver o efeito Neymar no ranking de fevereiro”.
Impressões totais

O Corinthians é o grande destaque em janeiro em impressões, que é o número de vezes em que uma publicação é visualizada. O clube foi o único a ultrapassar a casa do meio bilhão de impressões no mês. Com 603,17 milhões, o Timão teve 183,56 milhões de impressões a mais do que o São Paulo, segundo colocado na lista: 419,61 milhões. O que ajudou o Timão a liderar esse ranking com folga foi o número de publicações realizadas pelo clube no mês: foram 2,62 mil posts, contra 1,77 mil do São Paulo – os dois clubes foram os que mais postaram nos primeiros 31 dias de 2025.
Média de impressões por post

O Flamengo é o líder do ranking de média de impressões por post em janeiro. Durante o mês, o clube realizou 1,26 mil publicações e obteve média de 326.060 impressões por postagem, com larga vantagem para o São Paulo, que novamente aparece na segunda posição (237.370 impressões por post). A liderança com folga na lista de número de seguidores (62,09 milhões na soma das cinco redes sociais) é um fator que ajuda a explicar a liderança do Rubro-Negro no ranking.
Valor total de inventário

O valor total do inventário leva em consideração o valor geral da postagem que está sendo ativada digitalmente por um clube. Esse valor é calculado usando a distribuição geográfica, dados demográficos do público e os CPMs, CPVs, CPCs e CPMEs e CPBEs mais recentes. A todas as postagens é atribuído um valor de inventário para ilustrar o valor entregue aos parceiros, bem como a potencial oportunidade comercial.
Impulsionado pelos altos números de publicações e engajamento, o Corinthians aparece novamente como líder. No Ranking de Valor de Inventário Total, que representa o valor total das publicações nas redes sociais com base em engajamento total (não apenas impressões) e pricing de impulsionamento das próprias redes sociais, o clube apresenta um valor total de R$ 12,35 milhões. Mais uma vez, o São Paulo aparece como destaque na vice-liderança, com R$ 9,81 milhões.
Valor por fã

A métrica de valor por fã, criada pela Horizm com base em dados adquiridos diretamente das plataformas digitais, é uma inovação para o setor. Ela representa a capacidade de uma liga ou equipe de gerar valor a partir de seu inventário digital per capita, calculada ao dividir o inventário total pela audiência (total de seguidores somados nas cinco redes sociais).
O grande destaque de janeiro é o Cruzeiro, que apresenta um valor por fã de R$ 894. Com um valor total de inventário de R$ 9,64 milhões e 10,78 milhões de seguidores, o clube, que contou com grandes contratações e apresentações de jogadores no período, atinge a marca de quase R$ 900 por fã.
Na segunda colocação, a surpresa é o Mirassol, com R$ 570 por fã (inventário de R$ 246.390 e 436 mil seguidores). No Top 5, estão ainda três grandes clubes do Nordeste: Fortaleza (R$ 534 por fã), Bahia (R$ 522 por fã) e Vitória (R$ 507 por fã).
Outros destaques
Santos e São Paulo são outros destaques dos rankings Máquina e Horizm de janeiro. Ambos não possuem a liderança em nenhum deles, mas aparecem três vezes no Top 5. O título da Copa São Paulo em cima do Corinthians, e a vitória no Paulistão sobre o mesmo rival contribuíram para o desempenho do Tricolor. Já a performance do Santos teve como fator preponderante a expectativa da chegada de Neymar e o anúncio oficial feito pelo clube no último dia do mês. O que indica um possível incremento dos números do Peixe no relatório que será feito durante o mês de fevereiro.
Sobre o ranking
Reconhecida como o maior e mais tradicional veículo da indústria esportiva no Brasil, a Máquina do Esporte tem acesso exclusivo aos dados e insights da Horizm, SportsTech espanhola que atua no Brasil desde 2021. O ranking mensal conta com quatro métricas principais: as impressões geradas em cinco redes sociais (TikTok, Instagram, YouTube, X e Facebook), média de impressões por post, valor total de inventário e valor por fã de cada clube.