A Nike lançou o Nike Studios, rede de academias premium que marca a entrada da marca em uma nova área dentro da indústria do esporte, com mensalidades a partir de US$ 249. A iniciativa já vinha sendo planejada há dois anos. As primeiras unidades estão em atividade na Califórnia e no Texas (EUA).
Ainda não está claro se a multinacional de material esportivo pretende expandir a ideia para o restante dos EUA ou até o restante do mundo.
O local conta com três áreas específicas: o Nike Training Studio (para treinamentos em geral), o Strength Studio (específico para musculação) e o Running Studio (para exercícios aeróbicos, como corrida).
A mensalidade dá direito a uma série de regalias para os clientes do Nike Sudios, como aulas ilimitadas, acesso prioritário a lançamentos, eventos para convidados e imersão no universo da marca.
Ao fundir experiências, design, tecnologia e formação de comunidades, o empreendimento busca se diferenciar de uma rede de academias convencional. Com o Nike Studios, a empresa pretende atingir um público urbano, de alto poder aquisito, fiel à marca e apaixonado pelo universo fitness.
Para a Nike, deixar de ser apenas uma empresa de produtos esportivos e oferecer todo o ambiente de treinamento faz a marca se tornar o próprio universo de preparação física de seu cliente, oferecendo um ambiente totalmente imersivo da empresa.
A iniciativa presencial também é um passo adiante em relação ao Nike Training Club (NTC), aplicativo fitness desenvolvido pela empresa para auxiliar nos treinamentos.
Pesquisas
A guinada da Nike para lançar sua rede própria de academias é avalizada por pesquisas de mercado recentes.
Uma pesquisa de 2024, divulgada pela Future Market Insights, empresa de análise de mercado sediada nos Estados Unidos, apontou que o mercado global de academias deve alcançar um faturamento de US$ 302 bilhões até 2034, mais do que o dobro do seu valor no ano passado, que estava em US$ 124,7 bilhões.
Entre os fatores citados como impulsionadores do mercado está o aumento na demanda por academias-boutique, especialmente entre os Millennials (nascidos entre 1980 e 1995) e a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).
Esse tipo de serviço, com atendimento mais personalizado e maior preço, é apontado como o principal motor desse mercado, projetado para ter um crescimento anual de 9,2%.
Segundo o estudo, o interesse crescente por serviços com maior atenção individualizada está relacionado com a ascensão tanto das redes sociais como da cultura dos influenciadores digitais, que ditam comportamentos para os jovens.