Uma gestora brasileira especializada em investimentos nos segmentos de esporte e entretenimento. Um empresário brasileiro apaixonado por automobilismo e CEO de uma marca especializada em açaí. Um sérvio que é considerado, por muitos, o maior tenista da história. E um piloto brasileiro que, por muito pouco, não foi o primeiro a conquistar um título mundial na Fórmula 1 depois da Era Ayrton Senna.
Mas o que esses quatro “personagens” têm em comum? A partir de agora, um clube de futebol francês. Outfield e Georgios Frangulis, fundador e CEO da Oakberry, adquiriram o Le Mans FC, que disputará a Ligue 2, segunda divisão francesa, na temporada 2025/2026. As duas empresas estarão acompanhadas por Novak Djokovic e Felipe Massa, além do piloto dinamarquês Kevin Magnussen, ex-F1, que atuarão como investidores e consultores.
Objetivos
Em um comunicado à imprensa, Outfield e Frangulis afirmaram que “trata-se de um movimento estratégico internacional para ambos, com objetivo de reposicionar o clube de forma mais competitiva e sustentável no futebol francês e europeu, além de transformá-lo em uma ‘powerbrand’ esportiva global, construindo uma ampla plataforma a partir das conexões da cidade e do clube com o automobilismo”.
A ideia é explorar a enorme herança automobilística da cidade francesa que serve como casa do Le Mans. O local é sede de uma das provas mais tradicionais do mundo, as 24 Horas de Le Mans, que divide o imaginário dos amantes da velocidade com as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco.
O novo grupo de proprietários enxerga a oportunidade de aglutinar o futebol com uma das “cidades de corrida” mais icônicas do mundo e, assim, construir uma marca de clube diferente de qualquer outra na Europa.
Outfield e Georgios Frangulis
Georgios Frangulis é apaixonado por automobilismo, já tendo sido, inclusive, piloto da Porsche Cup. A rede de açaí que ele comanda tem, hoje, mais de 1 mil estabelecimentos espalhados por mais de 50 países, e é patrocinadora de diversos pilotos e equipes de diversas categorias do esporte a motor, inclusive na Fórmula 1 (após uma parceria com a Haas, fechou com a Alpine para 2025).
Frangulis atuará como diretor de marca, definindo diretamente as estratégias de marca, marketing e comunicação do Le Mans. Ele trabalhará ao lado de Thierry Gomez, um empreendedor local que liderou o clube no retorno para a segunda divisão nacional.
“Queremos transformar a marca e a herança esportiva e cultural da cidade numa plataforma de lifestyle, como sinônimo de competitividade em alto nível e de arrojo. O potencial da marca e do nome Le Mans são únicos no esporte global. O senso de comunidade e pertencimento que o Le Mans pode trazer para o futebol fazem do case algo diferente de tudo que vimos no esporte”, afirmou o empresário.
A Outfield, por sua vez, colocará a favor do Le Mans toda a experiência que tem na gestão de grandes clubes brasileiros e internacionais, bem como diversas marcas. Segundo o próprio site oficial, a gestora tem como clientes, hoje, clubes como Atlético-MG, Flamengo, Coritiba, Red Bull Bragantino, Barcelona (ESP) e Internazionale (ITA) e América (MEX), além de marcas como New Balance, Banco Bmg, Clear, Elo e HBO Max.
A empresa ainda foi responsável, ao lado da Galapagos, pela criação de um fundo junto ao São Paulo, em outubro do ano passado, com o objetivo de captar no mercado R$ 240 milhões para substituir a maior parte da dívida do clube paulista com bancos.
Por fim, a gestora ainda é, também ao lado da Galapagos, responsável pelo Relatório Convocados, divulgado anualmente e que explora a situação financeira dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
“Trabalhamos com futebol há 10 anos, no Brasil e no mundo, e investimos diretamente nisso. Vimos no Thierry e no seu time uma gestão de alto nível, com visão de longo prazo e foco na competitividade esportiva, sem perder o olhar para a sustentabilidade financeira. Queremos dar continuidade ao trabalho, trazendo mais recursos financeiros e maior capacidade técnica e experiência para os crescentes desafios do futebol francês, europeu e mundial”, destacou Pedro Oliveira, cofundador da Outfield.
Djokovic, Massa e Magnussen
O Le Mans também contará com alguns atletas que foram ou ainda são expoentes em suas modalidades esportivas. A lista conta com o sérvio Novak Djokovic, maior vencedor de Grand Slams e considerado por muitos como o melhor tenista da história, o brasileiro Felipe Massa, que correu por equipes como Ferrari e Williams na Fórmula 1 e atualmente disputa a Stock Car, e ainda Kevin Magnussen, que era piloto titular da Haas na principal categoria do automobilismo mundial até o ano passado.
“Acho que todos sabem da minha paixão pelo futebol, o que me levou a dar esse passo agora. O Le Mans FC tem uma ligação forte com o automobilismo e, quando meu grande amigo e sócio na Oakberry, Georgios Frangulis, me apresentou o projeto, quis fazer parte, principalmente por estar ao lado de nomes que eu respeito muito, como o Djokovic, que dispensa comentários, e o Magnussen, com quem convivi na Fórmula 1. É, sem dúvida, uma grande oportunidade, aproveitando o bom momento do futebol francês, que é o atual campeão da Champions League e vem recebendo investimentos importantes em outros clubes”, disse Felipe Massa.
“Novak, Felipe e Kevin entendem melhor que ninguém o potencial de marca de esporte em nível global. Por isso mesmo, nos ajudarão a fomentar ainda mais a relação com o automobilismo, o alto rendimento esportivo e a herança local do nome Le Mans. No caso de Novak, seu perfil vencedor, disciplina e mentalidade única trazem uma camada adicional de inspiração e excelência ao projeto. Clubes de futebol são plataformas locais que precisam representar os valores e emanar os princípios da sua comunidade. O valor do clube e seu significado estão profundamente relacionados a essa conexão com o esporte e ao senso de pertencimento dos torcedores e da cidade”, ressaltou Georgios Frangulis.
“Para a Outfield, o investimento no Le Mans é parte do nosso movimento de internacionalização e será prioritário para nós, especialmente a partir da dobradinha com sócios bem-sucedidos e de incrível experiência como Georgios, Novak, Felipe e Kevin”, concluiu Pedro Oliveira.
Por fim, para auxiliar na operação do clube nesta nova fase, Outfield e Frangulis fecharam com Aymeric Magne, executivo com passagens pela Lagardère, operadora de arenas com presença em mais de 45 países, pela Disney e pelo Troyes, clube do City Football Group (CFG) na França, onde esteve por três anos. Magne atuará como um parceiro operacional dentro do clube e auxiliará Thierry Gomez na gestão.
O Le Mans
Fundado em 1985 e, portanto, com apenas 40 anos de idade, o Le Mans disputará a Ligue 2 em 2025/2026, após cinco anos na Championnat National, a terceira divisão francesa.
Para o torneio, o clube contará com o patrocínio máster do Groupe EJ, do segmento de seguros, além de outras marcas francesas. A fornecedora de material esportivo da equipe é a italiana Kappa.
Entre os atletas brasileiros, o nome mais conhecido a vestir a camisa do time foi o ex-atacante Grafite, que defendeu o Le Mans entre 2006 e 2007 após deixar o São Paulo.