O universo esportivo deve seguir em pleno crescimento até pelo menos o início da próxima década. A empresa de consultoria norte-americana Kearney publicou um relatório que prevê que o mercado global de esportes valerá US$ 602 bilhões até 2030.
O número representa um crescimento médio anual de 5% desde 2020, com o valor de mercado previsto para atingir US$ 417 bilhões em 2025. Essa taxa de crescimento deverá acelerar para 8% nos próximos cinco anos.
Em 2025, o relatório projeta a comercialização de propriedade intelectual e matchday como principais receitas para o esporte, seguida por transmissão em streaming e videogames com temática esportiva. Diante disso, projeta os games e as apostas esportivas como segmentos de maior crescimento dentro do mercado.
“O esporte não é mais um projeto apaixonante para investidores. Ele promete ser uma classe de investimento de alto crescimento e alto retorno. Novas tecnologias, inovação em formatos e diversificação de receitas criaram novas oportunidades, principalmente com o influxo de capital privado e investidores estratégicos”, exaltou Christophe Firth, sócio da Kearney.
“No entanto, esses novos participantes do mercado também elevaram o nível de exigência, gerando expectativas crescentes e a necessidade de pensamento estratégico e operações profissionalizadas”, acrescentou.
Alavancas de crescimento
A pesquisa também destaca cinco alavancas de crescimento que devem ser essenciais para organizações se alinharem com a evolução do mercado. A primeira delas está relacionada à maximização da receita através de direitos de mídia, patrocínio, dias de jogos, mercadorias e monetização de talentos.
O uso de dados para compreender o comportamento dos fãs, seguido da personalização do conteúdo para aumentar a fidelidade e potencializar os gastos com o esporte também foi exaltado.
A construção de plataformas digitais e de streaming, por meios próprios ou através de parcerias, com o objetivo gerar experiências melhores e monetizáveis também foi exaltada. Estes aspectos devem ser impulsionados pela aplicação de tecnologia em publicidade, bilheteria, conteúdo e desempenho para desbloquear novos fluxos de receita.
Por fim, o relatório aponta a importância da adoção de melhores práticas de negócios a fim de reduzir custos, otimizar operações e profissionalizar estruturas.