O Laureus Sport for Good, lista que homenageia anualmente marcas com contribuições significativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), exaltou campanhas de Puma e Red Bull na edição de 2024.
Além da marca de materiais esportivos alemã e da produtora de bebidas energéticas austríaca, outras nove empresas foram homenageadas pela lista realizada em colaboração com o veículo especializado SportsPro Media: Decathlon, Dove, E-ON, Enedis, Lidl, Minute Media, Novelis, Tentree e Xbox.
A lista tem como objetivo reconhecer as empresas que estão investindo em campanhas e iniciativas esportivas que causam impacto social e ambiental positivo ao redor do mundo.
As marcas são julgadas por um painel de jurados independentes que avaliam suas atividades nos últimos 18 meses a partir de critérios relacionados a impacto, comprometimento, viabilidade comercial, inovação e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Nos anos anteriores, empresas como Adidas, Allianz, Asics, Bayer, DHL, EA Sports, Engie, Gatorade, Google, Heineken, Hummel, Lego, Mastercard, Microsoft, New Balance, Nike, Nissan, Rexona, Santander e Visa foram homenageadas.
Puma
A Puma foi homenageada pela campanha “Voices of a Re:Generation”, em que convidou quatro jovens influenciadores de diferentes lugares do mundo para produzir conteúdos e fortalecer os objetivos de sustentabilidade da marca entre o público jovem.
A empresa lançou um programa de reciclagem de camisas e, em 2023, produziu 46 mil peças de vestuário a partir de materiais reciclados. Na Copa do Mundo Feminina de 2023, a Suíça jogou com camisas feitas a partir da iniciativa.
Desde o início da temporada 2024/2025, a Puma já produziu milhões de peças de camisas de futebol feitas a partir de resíduos têxteis de poliéster reciclado.
Red Bull
A Red Bull, por sua vez, realizou a décima edição da “Wings Life World Run”, corrida de rua realizada simultaneamente ao redor do mundo, que reuniu mais de 206 mil pessoas de 195 países em 2023.
Toda a renda obtida com a iniciativa é revertida para financiar pesquisas que buscam a cura de lesões na medula espinhal. No ano passado, a corrida gerou mais de € 4 milhões. Considerando-se todas as edições, o projeto já superou € 51 milhões.
A empresa austríaca também atua na capacitação de estudantes universitários para o desenvolvimento de soluções para problemas sociais e ambientais por meio do programa “Red Bull Basement”. Nos últimos 12 meses, mais de 4 mil estudantes de 60 países participaram da iniciativa.