A Sportradar anunciou, nesta quarta-feira (19), que firmou um acordo com a Endeavor Group Holdings para a compra de sua concorrente IMG Arena, juntamente do portfólio global de direitos de apostas esportivas hoje pertencentes à plataforma.
Essa propriedade inclui parcerias com mais de 70 detentores de direitos de apostas, cobrindo aproximadamente 39 mil eventos de dados oficiais e 30 mil eventos de streaming, em 14 esportes.
A Sportradar passará a deter os direitos de apostas de competições como Wimbledon, US Open, Roland Garros, Major League Soccer, o basquete da Euroliga e o PGA Tour de golfe. No tênis, especificamente, a empresa suíça estará em três dos quatro Grand Slams (a única exceção é o Australian Open).
A transação prevê uma contraprestação financeira totalizando US$ 225 milhões, composta por US$ 125 milhões destinados à Sportradar e até US$ 100 milhões em pagamentos antecipados em dinheiro feitos pela Endeavor a alguns dos detentores de direitos esportivos.
Em um comunicado à imprensa, a Sportradar afirmou que o negócio fortalecerá seu balanço patrimonial e aumentará sua posição de liquidez, permitindo investimentos estratégicos contínuos e trazendo oportunidades para retornos aos acionistas, incluindo uma aceleração antecipada em seu programa de recompra, hoje existente.
“O sucesso da Sportradar é impulsionado pela abrangência de sua cobertura esportiva, um portfólio diversificado de produtos, tecnologia de ponta e uma ampla rede de distribuição global. Com um histórico comprovado de maximizar o ROI [Retorno sobre Investimento, na sigla em inglês] por meio de acordos globais de direitos de apostas e uma posição consolidada no tênis, basquete e futebol, estamos confiantes em nossa capacidade de explorar plenamente o potencial econômico desse portfólio”, disse Carsten Koerl, CEO da Sportradar.
“Além disso, a estrutura única desta transação acelera nosso crescimento de receita e aprimora nosso perfil de fluxo de caixa, tornando-se imediatamente positiva para nossas margens. A incorporação desses direitos estratégicos desbloqueará novas oportunidades de expansão, permitindo-nos gerar valor excepcional para nossos parceiros, clientes e acionistas”, completou o executivo.
A transação está prevista para ser concluída no quarto trimestre deste ano, mas depende de aprovações regulatórias para se concretizar. A operação tem consultoria financeira da UBS Swiss Financial Advisors, enquanto a Brandl Talos atuou como consultora de transações da Sportradar.
Mercado estratégico para o setor de apostas
A IMG Arena foi criada em 2012, em uma época em que a IMG enfrentava dificuldades. A entrada no mercado de dados e de apostas ajudou a turbinar as receitas da empresa, que hoje integra a Endeavor, em parceria com a WME.
Os dados e estatísticas fornecidos por plataformas como Sportradar e IMG Arena são usados pelas empresas de apostas para atrair os usuários e assim gerar maior receita com jogos. Isso faz com que o valor da assinatura do serviço de transmissão e estatística de eventos esportivos seja bem elevado, tornando o negócio altamente rentável.
Para se ter uma ideia de quanto dinheiro esse mercado movimenta, em 2019 a IMG aceitou, por exemplo, pagar para a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) a quantia de US$ 1 bilhão, em troca de poder transmitir, via IMG Arena, os nove torneios ATP Masters 1000, todo o circuito ATP 500 e algumas disputas do ATP 250 exclusivamente para o mercado de apostas. O acordo foi assinado por dez anos.
Na mesma época, a IMG Arena e sua concorrente Perform uniram-se para comprar, por US$ 1,4 bilhão, os direitos de transmissão dos torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pelo período de quatro temporadas.