À espera do Brasil, Japão x Croácia gera maior audiência para jogos da Copa às 12h à Globo

O confronto entre Japão e Croácia, definido apenas nas cobranças de pênaltis, deu à Globo a maior audiência no Brasil e no Rio de Janeiro para uma partida da Copa do Mundo às 12h, incluindo o fim de semana. A partida foi iniciada quatro horas antes do duelo entre Brasil e Coreia do Sul.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência nos 15 principais mercados do país, a emissora carioca obteve 22 pontos, com 46% de participação. Houve um crescimento de 69% ou um aumento de 9 pontos em relação à média da faixa horária (o jogo foi transmitido das 12h às 14h42).

A partida igualou a audiência de 22 pontos de França 3 x 1 Polônia, que conduziu os atuais campeões mundiais às quartas de final e que foi realizada neste domingo (4).

No entanto, Japão x Croácia, um duelo entre dois times que nunca foram campeões mundiais, conquistou a maior audiência da Copa do Mundo para jogos às 12h. No Rio de Janeiro, a Globo obteve 23 pontos de audiência. Anteriormente, os melhores índices pertenciam a Uruguai x Gana e França x Polônia, ambos com 20.

A participação do duelo entre japoneses e croatas sobre o número de TVs ligadas foi de 48%. Houve um crescimento de 35% ou 6 pontos em relação à média da faixa horária.

Grande SP

O desempenho mais tímido ocorreu na Grande São Paulo. Na capital paulista, a partida rendeu 21 pontos de audiência, com 45% de participação. Houve um crescimento de 69% ou 9 pontos em relação à média da faixa horária.

Nesse caso, o melhor desempenho ainda é de França x Polônia, que conquistou 22 pontos de audiência. Porém, o jogo foi disputado em um domingo, quando a expectativa é ter mais público em casa para assistir à partida.

Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.

Sair da versão mobile