A Amazon negocia com o Grupo Disney a compra de uma participação minoritária na ESPN em um acordo que incluiria o desenvolvimento de um novo streaming do canal esportivo, segundo o site The Information. O valor do negócio giraria em torno de US$ 9 bilhões e envolveria a aquisição de 30% da empresa de mídia.
Para a Disney, o acordo seria uma forma de contribuir com o lado financeiro da ESPN, que enfrenta um momento de queda na sua audiência nos Estados Unidos, devido ao grande número de cancelamentos de pacotes de TV por assinatura, e aumento nos valores de direitos de transmissão, o que eleva os custos de manutenção do canal.
Já para a Amazon, a parceria teria potencial para agregar ainda mais valor ao Prime Video, já que um dos objetivos do acordo é distribuir o novo streaming da ESPN dentro da plataforma.
Além disso, a Amazon também abraçaria toda a programação e direitos da ESPN, o que deixaria o seu serviço de streaming ainda mais atrativo, com uma oferta de conteúdos esportivos maior e com menos despesas, considerando que a operação seguiria como responsabilidade do canal.
Vale destacar que o Amazon Prime Video vem investindo forte no segmento esportivo ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, o streaming detém os direitos do Thursday Night Football, da NFL, uma das mais tradicionais propriedades de mídia do esporte americano. Já no Brasil, o serviço exibe a Copa do Brasil e a NBA.
Mas, apesar do investimento e da transmissão de eventos esportivos renomados, o Amazon Prime Video ainda não alcançou uma audiência empolgante. O acordo com a Disney representa mais uma alternativa para a empresa aumentar a sua base de assinantes e obter sucesso nesse ramo.