Apple faz oferta de US$ 1 bilhão pelo Super Mundial de Clubes 2025 da Fifa

Taça do Super Mundial de Clubes 2025, que já tem Flamengo, Fluminense e Palmeiras garantidos na disputa - Reprodução / Fifa

A Fifa está próxima de fechar um mega-acordo com a Apple pelos direitos globais de transmissão do Super Mundial de Clubes 2025, que será disputado pela primeira vez no ano que vem, nos Estados Unidos, e que já tem três representantes brasileiros confirmados: Flamengo, Fluminense e Palmeiras. As informações são do The New York Times.

De acordo com a publicação, o acordo pode ser anunciado ainda neste mês. Em termos financeiros, no entanto, o valor seria de “apenas” US$ 1 bilhão, bem longe dos US$ 4 bilhões estimados inicialmente pela Fifa.

Essa enorme diferença entre o valor imaginado e o valor que deve ser concretizado mostra que a entidade que comanda o futebol mundial não teve a procura que esperava pelos direitos do torneio. Aliás, nem por parte da mídia nem por parte de parceiros comerciais. O The New York Times afirmou que os US$ 150 milhões esperados em pacotes de patrocínio também estão bem longe de serem vistos na prática.

O que chama atenção é que, caso se confirme, o acerto ficaria marcado como sendo a primeira vez que a Fifa concordaria com um único contrato mundial. Ainda não está claro, porém, se o contrato com a Apple incluiria quaisquer direitos de transmissão gratuita, o que significa que o torneio poderia estar disponível apenas para assinantes da plataforma de streaming da empresa de tecnologia, a Apple TV+. Esse fato tem gerado preocupação entre alguns executivos sêniores da Fifa, o que pode explicar o acordo ainda não ter sido divulgado publicamente.

Pelo lado da Apple, o contrato representaria mais um passo dentro da estratégia de investir no esporte, mais especificamente no futebol. Em 2022, a empresa fechou um contrato de dez anos com a MLS pelos direitos globais do torneio para o streaming. Para isso, desembolsou US$ 2,5 bilhões.

Fora do futebol, a gigante do setor de tecnologia acertou, no mesmo ano, um acordo com a MLB para exibir jogos da competição em nove países, incluindo Estados Unidos e Brasil.

Sair da versão mobile