A Fórmula 1 anunciou, nesta sexta-feira (17), um acordo com a Apple, que passará a deter os direitos exclusivos de transmissão da categoria no mercado norte-americano a partir de 2026. Especulado em US$ 750 milhões pela imprensa do país, o contrato foi assinado por cinco anos, ou seja, até o fim da temporada de 2030.
Pelo acordo, a multinacional exibirá todos os treinos livres, treinos classificatórios, corridas sprint e corridas principais no streaming Apple TV. Corridas selecionadas e todas as sessões de treinos livres ao longo das temporadas também estarão disponíveis para assistir gratuitamente no aplicativo da empresa.
Além disso, a Apple usará alguns de seus principais serviços para integrar conteúdos e, assim, ampliar o alcance das transmissões e engajar novos fãs, em especial as novas gerações. A lista conta com Apple News, Apple Maps, Apple Music, Apple Sports e Apple Fitness+.
“Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a Fórmula 1 e oferecer aos assinantes da Apple TV nos EUA acesso direto a um dos esportes mais emocionantes e de crescimento mais rápido do planeta”, destacou Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple.
“2026 marca uma nova era transformadora para a Fórmula 1, com novas equipes, novos regulamentos e carros com os melhores pilotos do mundo, e estamos ansiosos para oferecer aos nossos clientes uma cobertura premium e inovadora, priorizando os fãs, de uma forma que só a Apple consegue”, acrescentou.
Estratégia
O acerto é mais um passo na estratégia da empresa de se aproximar da principal categoria do automobilismo mundial e vem na esteira do sucesso do longa “F1: O Filme”, produção original da Apple. Lançado primeiramente nos cinemas no fim do primeiro semestre, o filme fará sua estreia global no streaming no dia 12 de dezembro, no Apple TV.
De acordo com um comunicado oficial da F1, a Apple “investiu significativamente no projeto e trabalhou com a comunidade da F1 em uma colaboração sem precedentes ao longo de três anos para entregar um filme de corrida verdadeiramente autêntico e envolvente para fãs de F1 novos e antigos”.
Até o momento, “F1: O Filme” já arrecadou cerca de US$ 630 milhões globalmente, o que faz dele o filme de esportes de maior sucesso financeiro da história.
“Esta é uma parceria incrivelmente empolgante para a Fórmula 1 e a Apple, que garantirá que possamos continuar a maximizar nosso potencial de crescimento nos EUA com o conteúdo certo e canais de distribuição inovadores. Não somos estranhos um ao outro, tendo passado os últimos três anos trabalhando juntos para criar ‘F1: O Filme’, que já provou ser um grande sucesso em todo o mundo”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Temos uma visão compartilhada de levar este esporte incrível aos nossos fãs nos EUA e atrair novos fãs por meio de transmissões ao vivo, conteúdo envolvente e uma abordagem durante todo o ano para mantê-los conectados”, completou.
Momento oportuno
Os Estados Unidos nunca estiveram tão próximos da Fórmula 1 como nos últimos anos. Atualmente, o país é o único a receber três provas da categoria (Austin, Miami e Las Vegas) e, além disso, vê o público consumidor aumentar ano a ano. De acordo com uma pesquisa global feita pela própria F1 em 2025, há 47% de novos fãs entre 18 e 24 anos nos EUA que acompanham a categoria há cinco anos ou menos. E o que mais chama atenção é que mais da metade são mulheres.
O ano que vem também ficará marcado por diversas mudanças no regulamento e pela estreia da GM/Cadillac, que fará com que a F1 volte a ter 11 equipes depois de muitos anos. A montadora é norte-americana e, no futuro, pretende ser, inclusive, fornecedora de motores na categoria. No começo, usará unidades de potência da Ferrari.
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Brasil
Como o acordo entre Apple e F1 é restrito ao mercado norte-americano, ele não mexe com o Brasil. Por aqui, a categoria voltará a ter a Globo como dona dos direitos de transmissão em 2026, em um acordo de três anos. Após mais de quatro décadas, a emissora carioca havia perdido os direitos para a Band, que exibiu a Fórmula 1 a partir de 2021 e encerrará seu contrato no fim da atual temporada.
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