O Australian Open encontrou uma maneira de driblar os direitos de transmissões de suas partidas. O primeiro Grand Slam de tênis de 2025 tem exibido jogos partidas de maneira gamificada em seu canal do YouTube.
Seguindo uma tendência recente nas transmissões esportivas, principalmente de ligas dos Estados Unidos, o torneio passou a exibir as partidas simultaneamente no YouTube com gráficos que lembram os jogos de tênis do Wii, videogame da Nintendo.
Toda a imagem da transmissão real é substituída para o formato do jogo, incluindo os jogadores, que passam a ser bonecos com características baseadas na aparência de cada um.
Todos os movimentos feitos em quadra são reproduzidos com os gráficos gamificados. A transmissão também conta com os sons reais, sobrepostos nas imagens geradas, e narração.
Assim, o Australian Open transmite partidas de maneira gratuita pelo YouTube sem interferir nos direitos de transmissão, já que as imagens reais não estão sendo exibidas.
A estreia do brasileiro João Fonseca no Grand Slam contou com a transmissão gamificada. A vitória por 3 a 0 do jovem de 18 anos sobre o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, conta com mais de 160 mil visualizações no YouTube.