A Band confirmou que transmitirá o Campeonato Carioca com exclusividade na TV aberta a partir de janeiro. A emissora assinou nesta quinta-feira (29) um contrato com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e com a agência de marketing esportivo Brax Sports Assets, que estabelece a exibição da competição até 2025.
O acordo já tinha sido alinhado há algumas semanas, como a Máquina do Esporte tinha revelado, e envolve 10 dos 12 clubes que disputam a competição. O negócio é um alívio para a Ferj, que teve de contornar um racha entre os quatro grandes clubes do estado. No final das contas, Botafogo e Vasco, que venderam a gestão do futebol a investidores estrangeiros, se recusaram a assinar e receber menos que o Flamengo.
Com isso, os dois clubes poderão transmitir seus jogos quando forem mandantes da partida. As partidas em que atuarem como visitantes, ou cujo mando forem da Ferj (as semifinais e finais costumam ser), serão exibidas pela Band na TV aberta.
Ao todo, a emissora pagará R$ 50 milhões anuais pela competição. Desse total, R$ 20 milhões irão para o Flamengo, outros R$ 14 milhões para o Vasco e os R$ 16 milhões restantes serão divididos igualmente pelos oito clubes que estão no acordo.
Carioca terá transmissão nacional na Band
“Essa parceria com a Band confirma o que a história mostra: os clubes cariocas são do Brasil. Essa tabelinha, entre Band e futebol do Rio, resultará num golaço”, disse o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes.
O acerto garante à Band mais uma competição de futebol para ser transmitida. A emissora foi parceira do Carioca nos anos 80 e 90 e, agora, celebra o retorno da competição, que terá transmissão nacional duas vezes por semana.
“O acordo marca a volta da elite do futebol à tela da Band. A entrega do campeonato mais charmoso do Brasil será nacional e queremos dar total relevância a isso, afinal, trata-se de um dos maiores torneios do país. Vamos fazer a mais completa cobertura que o Campeonato Carioca já teve”, afirmou Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo da Band.
Nos últimos dois anos, a emissora tem reforçado a cobertura esportiva. No próximo ano, além do Carioca, a Band mostrará os seguintes eventos: NBA, UFC, Fórmula 1, Stock Car, Copa Truck, Porsche Cup, SFT e o Campeonato Alemão. O Brasileirão feminino, que era da emissora, migrou para a Globo.
Nova gestora comercial do campeonato, a Brax também celebrou o fato de o torneio passar a ter exposição nacional na Band.
“O Campeonato Carioca está sendo tratado pela emissora com a devida relevância e prestígio. Nossos patrocinadores e clubes terão uma visibilidade incrível, ocupando o horário nobre da emissora, em rede nacional, pelos próximos meses, com uma quantidade sem precedentes de jogos transmitidos em TV aberta. Os patrocinadores do Campeonato Carioca estão extremamente empolgados. O mercado já consagrou essa parceria. Agora é conter a ansiedade e esperar a bola rolar na tela da Band”, disse Bruno Rodrigues, sócio da agência.
O acordo de três anos estabelece a exibição de pelo menos 25 jogos por temporada, incluindo as finais. A Band levará ao ar duas partidas por rodada, com início marcado para 12 de janeiro, uma quinta-feira, quando acontece o confronto entre Flamengo e Audax.