A Série B do Brasileirão, que começará nesta sexta-feira (19), terá uma das maiores visibilidades da história do campeonato, pelo menos no número de emissoras que irão transmiti-la. Globo, Band e TV Brasil (TV aberta); Sportv (TV fechada); Premiere (pay-per-view); e Goat (streaming) passarão os jogos da segunda divisão, que terá como principal atração o Santos.
A Máquina do Esporte apurou que o acordo teve participação decisiva da Brax Sports Assets, agência que no ano passado era responsável pela negociação dos direitos comerciais da Série B. Neste ano, porém, a empresa alegou dificuldades de pagamento e rescindiu o contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes.
No entanto, diante do impasse no acerto dos direitos televisivos, a Brax retomou as negociações e acertou o acordo de TV aberta para a Band, ampliando o valor pago à CBF pelos direitos. As demais plataformas tiveram negociação tratada diretamente com a entidade e ambas com parceiros já existentes: a TV Brasil exibe as Séries C e D do Brasileirão, enquanto o Goat está no Brasileirão feminino.
A negociação dos acordos se desenrolou durante toda a quinta-feira (18), tendo sido finalizada apenas no meio da noite. A apenas um dia do início da competição, a CBF conseguiu viabilizar exposição para os clubes da B, mas não levantou o valor mínimo que era pretendido pelas equipes para manter o faturamento do ano passado (cerca de R$ 230 milhões). Com isso, é a CBF quem arcará com o “prejuízo”, igualando o faturamento de 2023 para os clubes.
Direitos fatiados
O modelo de divisão de direitos da Série B ficou, no fim das contas, similar ao de 2023, quando Band e Globo dividiram as transmissões. A mudança é que, agora, a Globo exibirá apenas os jogos do Santos na TV aberta e para praças regionais. O Grupo Globo terá direito a quatro jogos exclusivos por rodada, incluindo Sportv e Premiere. As plataformas pagas já exibiram no ano passado a Série B.
Já a TV Brasil mostrará três partidas por rodada. A emissora pública já divulgou quais jogos serão transmitidos na abertura da competição. Nesta sexta-feira (19), a emissora exibirá Operário-PR x Avaí, às 21h (horário de Brasília). No sábado (20), às 17h, haverá Amazonas x Sport. Finalmente, no domingo (21), às 18h, a atração será Ponte Preta x Coritiba.
Por conta dos acertos às vésperas do começo do campeonato, a Band não terá partidas neste fim de semana. Os horários diponíveis não se encaixavam com a programação da emissora e, por conta do Estatuto do Torcedor e da venda de ingressos, que já havia sido feita, não foi possível fazer alterações.
A emissora paulista terá direito, em parceria com a Brax, de transmitir três partidas por rodada. Uma delas será exibida nacionalmente, enquanto outras duas serão regionais. A escolha dos jogos será alternada com a Globo.
No streaming, o Goat terá direito a cinco jogos por rodada, sendo que nenhum deles será exclusivo do canal dentro do YouTube.
Minimizar prejuízo
A costura entre várias plataformas foi a forma que a CBF encontrou para minimizar os prejuízos com a saída da Brax, que garantia um pagamento mínimo aos clubes. A agência carioca, responsável por esses ativos desde o ano passado, tinha contrato até 2026. Sem a Brax gerindo os direitos comerciais do campeonato, a opção por fatiar esses ativos serviu para aumentar a arrecadação.
Apesar disso, a CBF também terá que assumir parte das despesas para garantir a remuneração dos clubes com valores ligeiramente superiores aos que foram pagos em 2023.
A dificuldade de acerto nos últimos dias se deveu ao fato de que a Globo queria exclusividade para suas plataformas. Com o Premiere perdendo assinantes a cada ano, o Grupo Globo avaliava que seu serviço de pay-per-view com poucos jogos exclusivos não seria tão atraente ao mercado. A empresa, porém, acabou aceitando a divisão feita pela CBF, em que terá direito a quatro jogos exclusivos.
“Trabalhamos intensamente nos últimos meses e conseguimos construir uma competição que terá uma visibilidade inédita. Além da exposição do campeonato em várias telas, garantimos recursos financeiros para os clubes e muitas opções para os torcedores acompanharem os seus times. A CBF vai continuar trabalhando para fazer a Série B cada vez mais atrativa para o torcedor dentro do campo e comercialmente interessante para os clubes”, disse em nota o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.