Os números não mentem. A frase é clichê, claro, mas talvez seja a que melhor ilustra a diferença gigantesca ainda existente nas transmissões ao vivo de futebol no duelo TV aberta x streaming. Principal Estadual do país, o Paulistão tem mostrado exatamente isso desde o início do torneio, há pouco mais de dez dias.
Nesta terça-feira (30), a Cazé TV exibiu o clássico entre Corinthians e São Paulo, confronto que colocou frente a frente duas das três maiores torcidas do país, com exclusividade. No final da partida, a plataforma celebrou nas redes sociais o fato de ter alcançado a maior audiência da história do torneio em um jogo transmitido no YouTube. O pico foi de 4,1 milhões de espectadores simultâneos.
Quando visto de forma literal, 4,1 milhões de pessoas é um número considerável, claro. Para se ter uma ideia, apenas duas capitais brasileiras têm populações maiores que isso: São Paulo (mais de 11,4 milhões) e Rio de Janeiro (mais de 6,2 milhões). Os dados são do Censo Demográfico de 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, a terceira capital mais populosa do país é Brasília (DF), com pouco mais de 2,8 milhões de pessoas, número bem abaixo em relação aos espectadores do clássico paulista na Cazé TV.
Ou seja, sim, é bastante gente. No entanto, quando se coloca na balança o que a TV aberta alcança, a disputa fica desequilibrada.
Medição da audiência na TV aberta
Antes de continuar na análise comparativa, vale explicar como é feita atualmente a medição da audiência na TV aberta pela Kantar Ibope Media.
A empresa realiza uma análise com base em um grupo de pessoas que representem determinada cidade ou região, principalmente por meio dos chamados peoplemeters, aparelhos de mensuração instalados em televisores e que registram o consumo individual.
A partir das informações colhidas por esses aparelhos, a Kantar consegue montar o painel de audiência, que tem como unidade de medida o famoso ponto. O valor desse ponto, no entanto, não é fixo e varia de acordo com cada praça analisada e também de ano para ano. De acordo com a empresa, um ponto representa 1% da população com acesso à TV, fato que demonstra a importância dos dados obtidos pelo trabalho do IBGE.
É necessário frisar também que a Kantar ainda diferencia número de domicílios e número de indivíduos nos locais analisados. Em 2024, por exemplo, no universo do que a empresa considera as 15 regiões metropolitanas do país (antigo Painel Nacional de Televisão), um ponto corresponde a 253.273 domicílios e 658.194 indivíduos.
TV aberta x streaming
Neste ano, assim como em 2022 e 2023, a Record detém a exclusividade do Paulistão na TV aberta. Até aqui, a emissora exibiu três partidas no torneio. A quarta será na noite desta quarta-feira (31), entre Água Santa e Santos.
Entre as transmissões já realizadas, a que obteve a pior audiência foi o duelo Palmeiras x Inter de Limeira, disputado no dia 24 de janeiro e válido pela 2ª rodada. A média alcançada no confronto foi de 6,6 pontos, de acordo com a Kantar Ibope Media, o que equivale a cerca de 4,34 milhões de pessoas.
Ou seja, mesmo com um dos clássicos mais importantes do país, com o adendo da tentativa de quebra de tabu por parte do São Paulo na Neo Química Arena, a Cazé TV não bateu o número de pessoas que assistiram a um duelo que tinha entre os envolvidos um time do interior com pouca torcida.
Se a comparação for entre clássicos, a diferença fica ainda mais clara. No último domingo (28), a Record transmitiu Palmeiras x Santos, com média de 10 e pico de 12,3 pontos de audiência. Esse pico corresponde a 8,1 milhões de pessoas, praticamente o dobro do que foi alcançado pela Cazé TV naquela que a plataforma do streamer Casimiro Miguel divulgou como sendo a maior audiência dela na história do Paulistão.
Como dito no início do texto, os números não mentem. E aqui ainda vale mais uma observação: a Record, no geral, costuma ocupar a terceira colocação entre as TVs abertas na audiência em todo o país. Às vezes, fica com a vice-liderança, no lugar do SBT, às vezes cai para a quarta posição, sendo superada pela Band.
Normalmente, a emissora paulista fica bem longe da Globo, que costuma ocupar a liderança. É bem provável, portanto, que, se a comparação dos números alcançados pelo streaming fosse feita com o maior conglomerado de mídia do país, a diferença seria ainda mais abissal.