A discussão sobre os direitos de transmissão da Série D do Campeonato Brasileiro ganhou um novo capítulo em pleno sábado de Páscoa (19). Nesta manhã, quando acontece a abertura do campeonato, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou um ofício aos clubes que disputam a última divisão do futebol nacional proibindo-os de exibir seus jogos, mesmo em plataformas próprias.
O veto é um desdobramento de outra proibição que já havia acontecido na última semana e que impediu clubes como Portuguesa e Santa Cruz de terem suas partidas como mandante sendo transmitidas pelo canal Goat, que havia comprado esses direitos. Isso fez com que os clubes decidissem mostrar as partidas em seus próprios canais no YouTube.
Agora, a CBF engrossou ainda mais a voz contra os times da Série D, afirmando que nem mesmo em suas plataformas próprias será possível exibir os jogos como mandante no torneio.
A Máquina do Esporte teve acesso ao documento assinado por André Mattos, diretor jurídico da CBF. Nele, a entidade afirma que está “em negociações avançadas com empresas interessadas em transmitir a Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol, através das mídias televisiva e digital”.
No texto, a CBF também confirma que as tratativas procuram dar ao comprador a exclusividade de transmissão do torneio e que, por conta disso, os clubes não podem usar plataformas próprias para mostrar seus jogos.
“Diante de tal obrigação (…), a CBF informa que se encontra impedida de autorizar a transmissão das partidas pelos clubes, ainda que através das respectivas plataformas próprias, a partir da primeira rodada, que se iniciará hoje, dia 19 de abril de 2025”.
Apesar da pressão da entidade sobre os clubes, Boavista e Portuguesa, que se enfrentaram na tarde deste sábado (19), não cumpriram a ordem da CBF. Os dois exibiram, em seus respectivos canais no YouTube, o confronto no Rio de Janeiro (RJ).
No ofício enviado aos clubes, a CBF também afirma que, enquanto não houver um acordo de transmissão único para a Série D, apenas empresas estatais terão permissão de mostrar os jogos. Para isso, precisam enviar um ofício à entidade solicitando acesso à transmissão. A decisão da CBF é mais um capítulo na queda de braço com os clubes da Série D.
Além de proibir as transmissões próprias, a entidade limitou a 8 placas de publicidade os direitos de exploração dos clubes em suas partidas. O restante dos espaços será comercializado pela própria CBF.