Em uma tarde em que os argentinos tiveram a chance de exorcizar fantasmas e garantir a vaga na final da Copa do Mundo com uma vitória categórica sobre a Croácia (algoz do Brasil nas quartas) por 3 a 0, o efeito da ressaca pós-eliminação da seleção verde e amarela resolveu dar uma trégua na audiência da TV aberta.
O show de Lionel Messi e companhia, nesta terça-feira (13), registrou um aumento na audiência em relação aos últimos jogos das fases decisivas. A vitória da Argentina sobre a Holanda nos pênaltis, pelas quartas de final, rendeu 24 pontos de audiência à Globo no Painel Nacional de Televisão (PNT), na faixa das 16h da última sexta-feira (9).
No sábado (10), a audiência das quartas despencaria ainda mais, com Inglaterra x França registrando 21 pontos na média nacional. Já com a partida da semifinal, a Globo marcou 26 pontos no PNT e 50% de participação no total de televisores ligados.
Em São Paulo, foram 25 pontos de audiência e 45% de participação para Argentina x Croácia, enquanto no Rio de Janeiro o share ficou em 48% e a média foi de 26 pontos.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.