O Comitê Olímpico do Brasil (COB) festejou bons números de audiência com a transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Segundo dados de audiência obtidos pela Máquina do Esporte, o Canal Olímpico, plataforma de streaming da entidade, conseguiu mais de 43 milhões de visualizações durante a competição continental, que não teve transmissão de nenhuma TV aberta nem fechada no Brasil.
As opções para o público, além do Canal Olímpico, eram outras plataformas de streaming: a Cazé TV, parceira do COB na cobertura, e o canal da PanAm Sports no YouTube, com narração em espanhol.
“Ficamos muito felizes com o resultado. O COB não impulsionou em nada essa audiência. Foi tudo orgânico”, contou Paulo Conde, diretor de comunicação do comitê, em entrevista à Máquina do Esporte.
Durante a disputa dos Jogos, o Canal Olímpico atingiu outra marca ao conquistar mais 140 mil inscritos na plataforma, totalizando mais de 254 mil seguidores. Com isso, ultrapassou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc) e se tornou o canal com mais inscritos entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais.
Durante o Pan, no qual o Brasil conquistou o recorde de 205 medalhas (66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes), o canal do comitê brasileiro obteve mais de 8 milhões de visitantes únicos, totalizando 6 milhões de horas consumidas pelo público no YouTube.
Destaque
O maior pico aconteceu no último sábado (4), quando houve 3,7 milhões de visualizações. No dia em questão, houve finais importantes de esportes coletivos no masculino, casos de polo aquático, futebol, handebol e vôlei.
No gramado, o Brasil bateu o Chile nos pênaltis por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e voltou a conquistar o ouro após 36 anos. Já o vôlei masculino derrotou a Argentina por 3 sets a 0 na decisão, vingando a derrota pelo mesmo placar em agosto, em Recife (PE), pela final do Campeonato Sul-Americano.
“O pico de audiência foi na final do vôlei, que teve 88 mil acessos simultâneos. Atrás do vôlei, tivemos como destaque a ginástica artística, o judô e o atletismo. A surpresa positiva foi o triatlo. A vitória do Miguel Hidalgo chegou a bater mais de 40 mil acessos simultâneos”, revelou Conde.
Equipe
Ao todo, foram transmitidas mais de 800 horas de programação, número acima do planejado pelo comitê, que era de 700 horas. Cerca de 155 profissionais participaram da cobertura entre contratados do COB e da NSports, empresa parceira do comitê nas transmissões e que anunciou patrocínio ao Time Brasil recentemente.
A audiência foi favorecida pela ausência de TVs abertas e fechadas na transmissão do evento. Nenhum canal chegou a um acordo com a PanAm Sports, entidade que gerencia os Jogos Pan-Americanos, para exibir a competição.
O COB resolveu, então, adquirir os direitos do evento para o streaming como forma de não deixar o Pan sem transmissão para os torcedores brasileiros e dar visibilidade aos seus patrocinadores naquela que é a segunda competição mais importante do ciclo olímpico para o Time Brasil.