Depois de protagonizar a segunda grande zebra da Copa do Mundo 2022, ao derrotar de virada a tetracampeã Alemanha na última quarta-feira (23), o Japão certamente passou a ser visto por muitos como favorito para o confronto com a Costa Rica, na manhã deste domingo (27). Afinal, a seleção da América Central havia sido atropelada pela Espanha por 7 a 0 na primeira rodada.
Mas a expectativa positiva em torno dos “samurais azuis” não se materializou, e a Costa Rica venceu por 1 a 0. Na medição nacional, a Globo alcançou 12 pontos de audiência e 49% de participação com a exibição da partida na TV aberta.
Neste ano, o valor do ponto de audiência dos 15 principais mercados que representam a audiência nacional é de 258.821 domicílios e 713.821 indivíduos. Os números alcançados pela Globo com Japão x Costa Rica representaram um crescimento de 5 pontos ou 75% em relação à faixa horária.
Maior audiência desde o Mundial do Corinthians
Esta foi a maior audiência registrada no início de uma manhã de domingo no país desde 16 de dezembro de 2012, ocasião em que a Globo transmitiu a final do Mundial de Clubes da Fifa, vencido pelo Corinthians diante do Chelsea.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o duelo entre japoneses e costa-riquenhos também marcou 12 pontos. Na capital paulista, o canal obteve 45% de participação, ao passo que na capital fluminense foram 48%. Em ambas, o aumento da audiência em relação à faixa horária foi de 4 pontos ou 50%.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência na Grande São Paulo representa 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. No Rio de Janeiro, equivale a 47.601 domicílios ou 124.692 indivíduos.