Em junho de 2022, a Apple anunciou um acordo de dez anos para a transmissão exclusiva da Major League Soccer (MLS), a liga norte-americana de futebol. A surpresa veio um ano depois, com o anúncio de que o atual melhor jogador do mundo, Lionel Messi, competiria no torneio.
Desde que o argentino foi contratado pelo Inter Miami no início do mês passado, a participação dele tem impulsionado o número de assinaturas do MLS Season Pass, o serviço de TV por assinatura da Apple que transmite os jogos da liga.
Com o anúncio da contratação de Messi, o serviço ganhou mais de 300 mil novos pagantes. E, nesta semana, alcançou o recorde de 1 milhão de assinantes.
A estreia do camisa 10 pelo Inter Miami registrou a maior audiência para uma partida de futebol na televisão dos EUA desde 2004, quando Freddy Adu, conhecido como o “novo Pelé”, fez sua estreia pelo DC United.
Vale lembrar que a Apple agiu rápido para aproveitar o “Efeito Messi” na MLS, estabelecendo uma parceria comercial com o jogador. Embora não comente o assunto, sabe-se que a empresa repassa parte do valor arrecadado ao jogador, justamente com as vendas do MLS Season Pass.
A Adidas, fornecedora dos uniformes das equipes que disputam a MLS desde 1996, também paga ao jogador, que já faz parte de seu portfólio de contratados, uma parte das vendas de camisas da liga.
Transmissão exclusiva
Este é o primeiro ano da Apple como parceira exclusiva de transmissão global da MLS, após um acordo de dez anos em que a empresa desembolsou US$ 2,5 bilhões pela exclusividade de cada partida da primeira divisão dos Estados Unidos.
O acordo encerrou uma parceria histórica entre a MLS e a ESPN, que estava em vigor desde o início da liga, em 1996. No entanto, as duas companhias ainda realizam negócios, mesmo que de forma indireta.