O Grupo Globo colocará no ar, no próximo mês de setembro, a GeTV, plataforma voltada para transmissões esportivas no streaming. Essa é a maior investida da empresa no ambiente digital para tentar fazer frente ao domínio quase absoluto da CazéTV no segmento.
Desde que a notícia de criação da GeTV foi divulgada, no início de agosto, a reportagem da Máquina do Esporte tem conversado com pessoas envolvidas na operação para mostrar como será o primeiro projeto de TV digital do Grupo Globo.
De forma resumida, a GeTV apostará majoritariamente na parceria com diversas plataformas de streaming para transmissão de eventos ao vivo com uma equipe própria, formada por jornalistas e influenciadores digitais.
A GeTV é, naturalmente, muito similar ao modelo que consagrou a CazéTV, plataforma encabeçada pelo influenciador Casimiro Miguel com a agência LiveMode e que, desde 2022, transmite eventos esportivos ao vivo e tem programação pré e pós-transmissões.
A expectativa da Globo é, com a GeTV, “destronar” Cazé, que vem conseguindo amealhar seguidores e receita a partir de uma transmissão mais descontraída dos eventos esportivos, voltada majoritariamente para o público mais jovem.
A seguir, entenda um pouco mais da estratégia da Globo para a GeTV:
Distribuição
A GeTV não terá uma plataforma exclusiva de distribuição, segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte. O canal deverá começar não apenas no YouTube, mas terá outros parceiros de streaming.
O Globoplay, obviamente, já terá o canal embarcado no lançamento. No futuro, plataformas como Amazon Prime Video, Disney+ e Meli podem entrar na lista de parceiros de distribuição.
Além disso, TVs conectadas, como as da Samsung, contarão com o GeTV no modelo Fast TV.
A distribuição do canal em várias plataformas é considerada fundamental pela Globo dentro do projeto. Com o consumo cada vez mais pulverizado em várias empresas de streaming e nas TVs conectadas, os modelos de Fast TV têm tido sucesso, criando um novo tipo de consumo, para além do vídeo sob demanda, como explicou Evandro Figueira, colunista da Máquina do Esporte, em junho deste ano.
Maior plataforma de consumo de vídeo do mundo, o YouTube naturalmente deverá carregar a maior audiência do canal no lançamento, mas, de acordo com nossa apuração, a Globo ainda não decidiu se usará o atual espaço do Ge na rede de vídeos do Google, que tem mais de 6 milhões de assinantes, para embarcar a GeTV.
Lançamento e eventos ao vivo
O lançamento da GeTV acontecerá nos dois duelos do Brasil pelas Elminatórias da Copa do Mundo de 2026, nos dias 4 e 7 de setembro. A escolha pelos jogos não foi à toa. O grupo Globo detém a exclusividade na transmissão de todas as partidas das Eliminatórias sul-americanas.
Apesar de o Brasil já estar classificado ao Mundial, a ideia é que o canal estreie sem a concorrência de outras empresas, a não ser as do próprio Grupo Globo.
Os eventos ao vivo que passarão na GeTV deverão seguir essa lógica. Competições que sejam exclusivas do Grupo Globo ou partidas que já tenham transmissão da Globo na TV aberta, evitando assim um efeito “canibal”, em que a oferta de conteúdo gratuito não prejudique transmissões que acontecem no Sportv ou no Premiere.
Isso significa que jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, por exemplo, “espelharão” as partidas que são exibidas pela Globo, enquanto os canais pagos manterão sua grade inalterada para gerar mais receita.
Outra tendência é que eventos de outras modalidades cujos direitos são da Globo, mas a empresa não transmite todos os jogos, ganhem espaço na grade da GeTV. A Superliga de vôlei, por exemplo, tem chances de ter mais partidas sendo exibidas gratuitamente por conta da chegada do novo canal.
Equipe exclusiva
Outra premissa adotada pela GeTV será a de exclusividade na equipe de transmissões. Segundo o colunista da Folha Gabriel Vaquer, a empresa já contratou o narrador Jorge Iggor (ex-TNT), os comentaristas Bruno Formiga (TNT) e Luana Maluf (Paramount) e a apresentadora Mariana Spinelli (ESPN). Os nomes não são confirmados pela Globo, que apenas afirma que detalhes do projeto para a GeTV “serão revelados futuramente”.
Em live, Casimiro Miguel afirmou que a emissora tentou contratar Luis Felipe Freitas, mas o principal narrador da CazéTV recusou a oferta da Globo, mesmo sendo mais vantajosa financeiramente.
Outra que chegou a ser procurada pela GeTV foi Fernanda Gentil, repórter da Cazé e que já teve passagem pela Globo. Ela anunciou recentemente a renovação de contrato com a empresa de Casimiro Miguel, com vínculo até 2028.
Nomes que estão dentro da Globo, como o apresentador do Globo Esporte, Fred Bruno, também poderão participar esporadicamente da programação da GeTV. A ideia, porém, é dar protagonismo e exclusividade para os novos contratados.
Disputa por direitos
A entrada da Globo com um canal exclusivo para o streaming deve acirrar um pouco mais a disputa por direitos de transmissão para o streaming. Desde 2023 que a emissora mudou a estratégia de aquisição de direitos, envolvendo o streaming junto dos eventos em que transmite competições na TV aberta.
Atualmente, Copa do Brasil, Brasileirão, Eliminatórias da Copa do Mundo e Conmebol Libertadores são alguns dos eventos que a empresa tem o direito de mostrar simultaneamente a partida que está na TV aberta gratuitamente por streaming.
A tendência, a partir de agora, é que cada vez mais a empresa busque direitos para estar tanto em TV aberta quanto no streaming.