A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) iniciou o processo de licitação dos direitos de transmissão de suas competições de clubes para o ciclo de 2027 a 2030. E a entidade aproveitou a ebulição de novas empresas no mercado brasileiro para tentar faturar mais com a venda de um novo pacote de direitos de mídia, mudando a licitação que foi feita para o ciclo entre 2023 e 2026.
Em parceria com a FC Diez, agência que comercializa os direitos de mídia dos torneios entre clubes da Conmebol, a entidade criou um novo tipo de pacote de jogos para poder ser comprado pelas empresas. Pela primeira vez desde que começou a centralizar a venda dos direitos da Copa Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Recopa (no ciclo de 2019 a 2023), haverá a comercialização de um pacote multimídia para os parceiros.
No atual ciclo, os direitos de mídia estão distribuídos, no mercado brasileiro, entre Globo (TV aberta), ESPN e Disney+ (TV fechada e streaming), Paramount+ (streaming) e CazéTV (melhores momentos, em um pacote que anteriormente pertenceu ao OneFootball).
Agora, a ideia da Conmebol e da FC Diez é aproveitar o grande salto de concorrência no mercado brasileiro com o lançamento da GeTV, o fortalecimento da N Sports e a maior participação de plataformas de streaming como Amazon Prime Video e Netflix.
Por conta disso, a maior novidade na licitação anunciada nesta terça-feira (30) foi a inclusão de um pacote multimídia entre os sete pacotes que abrangem jogos da Copa Libertadores, da Copa Sul-Americana e da Recopa.
Novo cenário
A inclusão do pacote multimídia muda completamente a disputa pelos direitos. Até 2026, a Conmebol vendia os jogos ao vivo em um pacote para TV aberta e outros dois, com diferentes entregas, para plataformas pagas (seja TV linear ou streaming).
Agora, a inclusão de uma entrega multiplataforma permite a outros players entrarem nessa disputa. Com o aquecimento do mercado brasileiro, a expectativa é de que haja um incremento de receita para Conmebol e FC Diez.
O prazo para envio de propostas é até o dia 10 de novembro, às 13h (horário de Assunção, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol). A licitação abrange os mercados de Brasil, América do Sul, México, América Central e Caribe.
Os sete pacotes oferecidos contemplam 314 partidas por temporada: 155 da Libertadores, 157 da Copa Sul-Americana e 2 da Recopa.
A Conmebol está enviando Solicitações de Propostas (RFPs) às empresas interessadas. O documento detalha requisitos técnicos e comerciais, critérios de avaliação, cronograma e demais condições do processo.
Avaliação
A análise das propostas levará em conta fatores como compromisso financeiro e alcance de distribuição.
A consultoria Ernst & Young (EY) foi contratada para cuidar da transparência e da integridade do processo, monitorando o cumprimento dos critérios estabelecidos e assegurando tratamento igualitário aos participantes da licitação.