Copa do Mundo do Catar conquista boas audiências na Ásia, Europa e Américas

A Copa do Mundo do Catar 2022 vem impulsionando a quebra de recordes de audiência em alguns dos principais mercados que a Fifa explora no planeta. Há marcas importantes obtidas em diversos países, como Japão, Coreia do Sul, Holanda, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, México, Canadá e Argentina.

Ásia

No Japão, o jogo da fase de grupos entre a seleção local e a Costa Rica, no último domingo (27), atraiu uma audiência média de 36,37 milhões de telespectadores. O número superou a audiência da virada do time nipônico contra a Alemanha, na estreia no torneio, em mais de 10 milhões de pessoas e foi 74% maior do que a média de audiência doméstica da fase de grupos durante a Copa do Mundo da Rússia 2018.

Na quinta-feira (24), na Coreia do Sul, 11,14 milhões de pessoas assistiram à estreia da seleção local no torneio contra o Uruguai. A transmissão teve um aumento de 97% na audiência da TV em comparação com a média das partidas da fase de grupos da Copa do Mundo do Brasil 2014 e 18% a mais do que na Rússia 2018.

Europa

Na Europa, o bom desempenho da audiência se repete. No último domingo (27), 65% das pessoas na Espanha assistiram à La Roja enfrentar a Alemanha em um dos jogos mais esperados do torneio até agora. A audiência somando todas as plataformas foi de 11,9 milhões de pessoas, superando qualquer jogo da fase de grupos da Copa da Rússia 2018.

Na Holanda, 76,6% da população assistiram ao empate da Laranja Mecânica em 1 a 1 contra o Equador. Foi a maior audiência da TV do país em 2022 e maior do que qualquer partida durante a Copa de 2018, quando os holandeses não estiveram presentes.

O duelo entre França e Dinamarca foi transmitido pela TF1 aos franceses. O jogo teve audiência média de 11,6 milhões de telespectadores, chegando ao pico nos minutos finais da partida, com 14,56 milhões.

A partida rendeu o mais alto pico francês nesta Copa, superando os 14 milhões de telespectadores durante a partida de estreia da França, quando a seleção goleou a Austrália.

Em Portugal, a vitória sobre o Uruguai por 2 a 0 foi a maior audiência de um jogo de Copa do Mundo no país em todos os tempos. No total, 5,35 milhões de telespectadores assistiram a pelo menos um minuto do jogo que garantiu Portugal no mata-mata do Mundial.

A audiência foi de 69,5%. Além disso, mais de 80% dos portugueses já viram ao menos um minuto da cobertura do torneio.

América do Norte

A audiência na América do Norte foi ajudada pela presença das três seleções do continente na competição (Estados Unidos, México e Canadá). Os três países, aliás, se dividirão como sedes da competição em 2026.

O interesse pelo futebol nos Estados Unidos continua crescendo. A cobertura em inglês do jogo Inglaterra x EUA, na sexta-feira (25), foi a partida de futebol masculino mais assistida na TV dos Estados Unidos, com pico de audiência de 19,65 milhões de telespectadores na Fox.

A cobertura em espanhol da NBCUniversal na Telemundo foi a segunda partida da fase de grupos da Copa do Mundo mais assistida com um time dos Estados Unidos na história do idioma espanhol.

No dia seguinte, quando Argentina e México se enfrentaram em jogo decisivo do Grupo C, a transmissão da Telemundo nos Estados Unidos se tornou a partida da fase de grupos da Copa do Mundo mais assistida na história em espanhol no país e a segunda maior de qualquer fase em todos os tempos.

Enquanto isso, no México, a cobertura da mesma partida atingiu uma audiência nacional de 20,96 milhões de telespectadores. A participação combinada nos três canais que transmitiram o jogo foi de 67,9%. O número foi mais alto do que a classificação combinada máxima no território para qualquer partida da Copa do Mundo de 2018.

No Canadá, a audiência média da derrota para a Croácia por 4 a 1 foi de 4,33 milhões, com uma participação de 68,4%. O número foi 17% maior do que a partida de abertura do Canadá (derrota para a Bélgica por 1 a 0) e 12% maior do que o maior público combinado no território para o torneio de 2018, que não teve a participação do Canadá.

América do Sul

Na Argentina, a audiência média do jogo contra o México foi de 8,48 milhões. A participação sobre o número de TVs ligadas foi de 81,3%. A audiência do confronto foi a maior do torneio até agora no país e 5% superior tanto à primeira partida contra a Arábia Saudita quanto à média de audiência das partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018.

Sair da versão mobile