Seguido por mais de 630 milhões de pessoas no Instagram, Cristiano Ronaldo deu mais uma demonstração de sua grande influência digital ao criar um canal no YouTube. O movimento do jogador português, além de quebrar recordes na plataforma, concretizou uma nova possibilidade de exposição para atletas.
De acordo com um levantamento feito pela agência de marketing esportivo Samba Digital, o canal de Cristiano Ronaldo encerrou sua primeira semana com mais de 50 milhões de inscritos e um alcance de 314,3 milhões de contas no YouTube.
“Os jogadores sempre tiveram uma possibilidade muito forte de se transformarem em mídia, mas alguns fatores, como falta de visão, receio de polêmicas e falta de interesse, os afastam dessa possibilidade”, comentou André Stepan, diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e colunista da Máquina do Esporte.
“O movimento de Cristiano Ronaldo consolida a ideia de que os jogadores são plataformas de mídia e têm um grande potencial de usá-las para se aproximarem mais, e melhor, dos seus fãs e de gerarem negócios”, completou.
Narrativa
Uma possibilidade criada pelo canal de Cristiano Ronaldo no YouTube é a de que o jogador assuma a narrativa de suas ações de marketing. Assim, passa a ter um controle maior sobre sua mensagem e, consequentemente, sobre sua imagem.
Em um de seus vídeos, que já ultrapassa 11 milhões de visualizações, o atleta fala sobre um lugar para o qual gosta de viajar. O português conta sobre um destino que lhe surpreendeu e que, desde que o visitou, passou a ser o seu preferido.
A história passa facilmente como apenas mais uma curiosidade sobre a vida do atleta, porém se trata de uma propaganda. O lugar citado por Cristiano Ronaldo é o “The Red Sea Project” (“O Projeto do Mar Vermelho”, em tradução livre), um megaprojeto turístico de luxo em construção na Arábia Saudita, país em que o português atua, vestindo a camisa do Al-Nassr.
“É uma opção muito interessante para as marcas e, obviamente, para os atletas fazerem dinheiro. Uma vez bem estabelecido com a audiência, maior ou menor, vai chamar a atenção de marcas”, avaliou André Stepan.
Outros vídeos também apresentam exemplos da possibilidade. Em sua mais recente publicação, o canal mostra Cristiano Ronaldo se preparando para receber um prêmio da Uefa, e, em algumas cenas, a marca de luxo Louis Vuitton é exposta. Em um outro formato, a água Ursu aparece com frequência.
“Para as marcas, é o melhor dos mundos. Jogador de futebol não é ator, por mais que ele esteja preparado, não vai soar natural. Em vez de chamá-lo para fazer um roteiro, as marcas podem inserir seus produtos no universo dele”, acrescentou o executivo.
Tendência
Durante sua carreira, Cristiano Ronaldo já demonstrou possuir uma grande influência dentro do esporte. Não à toa o jogador foi o primeiro grande nome do futebol europeu a se transferir para a Arábia Saudita, movimento seguido por diversos outros jogadores de alto nível.
Na visão de André Stepan, a ida para o YouTube deve seguir o mesmo padrão. O movimento de uma personalidade esportiva da expressão de Cristiano Ronaldo deve fazer com que mais atletas se aventurem a fazê-lo. Resta saber quais farão o esforço necessário.
“É uma opção excelente, que já existia com as redes sociais, mas ganha muita força no YouTube com esse exemplo do Cristiano Ronaldo. Jogadores tendem a fazer coisas parecidas. Naturalmente, muita gente deve tentar migrar para lá”, projetou.
“Mas, ao contrário do Instagram, o YouTube é uma plataforma que exige mais trabalho para a geração de conteúdos e não é todo mundo que está disposto a isso”, concluiu.