DAZN adquire concorrente Eleven Sports e ganha força no universo do streaming

O que ainda era especulação há alguns meses se transformou em realidade. Após fracassar na compra da BT Sport e iniciar negociações para comprar a Eleven Sports, a plataforma de streaming DAZN conseguiu alcançar o objetivo e adquiriu a concorrente nesta terça-feira (27). O acordo permitirá, por exemplo, que o DAZN entre em novos mercados europeus e asiáticos, ampliando em larga escala sua cobertura esportiva mundial.  

O movimento mexe com o universo do streaming. Com a compra, o DAZN passa a ser a principal emissora doméstica da primeira divisão do futebol da Bélgica e de Portugal, que se juntam a outras ligas importantes, como Alemanha, Itália e Espanha, ao mesmo tempo em que ganha uma posição significativa na Polônia e expande o alcance na Ásia para fora do Japão.

Isso porque a Eleven possui serviços localizados em muitos territórios asiáticos importantes, incluindo Hong Kong e Taiwan. Um exemplo é a Champions League asiática, que estará nas mãos do DAZN em grande parte do leste e do sudeste do continente.

Além disso, o serviço internacional do DAZN, que atualmente compreende principalmente esportes de combate e a Uefa Women’s Champions League (UWCL), será alavancado por uma vasta gama de eventos da plataforma da Eleven, o que inclui os cerca de 40 mil jogos de futebol por ano, número que compreende inclusive o mercado brasileiro.

Por aqui, a Eleven assinou, por exemplo, um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início deste ano, que será válido até 2024, para a transmissão de todas as divisões do Campeonato Brasileiro Feminino (Séries A1, A2 e A3) de forma gratuita na plataforma. O acordo engloba os jogos que não tiverem exibição na TV aberta ou na TV fechada.

Ainda no primeiro semestre de 2022, a Eleven transmitiu jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e dez campeonatos estaduais, entre eles o Cariocão, em uma parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Os outros foram Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Para fechar, ainda exibiu as Séries A2 e A3 do Paulistão, em um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF). Ao todo, foram mais de 800 partidas exibidas entre janeiro e abril.

Em escala mundial, a Eleven também possui um acordo com a Fifa, que contratou a plataforma em abril para realizar a produção, entrega e distribuição dos jogos veiculados ao vivo no Fifa+, serviço de streaming da entidade que comanda o futebol mundial. À época, a Fifa prometeu a transmissão ao vivo de ao menos 1.400 partidas por mês e até 40 mil jogos por ano até o final de 2022.

“A aquisição adiciona escala ao nosso negócio. É um grande passo à frente em nossa missão de ser a principal plataforma esportiva global. O DAZN investiu na construção de uma plataforma esportiva digital revolucionária, onde os fãs podem desfrutar de toda a gama de entretenimento esportivo interativo. Estamos ansiosos para expandir esses recursos para novos mercados, bem como alavancar os recursos da Eleven no DAZN”, destacou Shay Segev, CEO do DAZN.

Em uma escala mais ampla, o negócio ainda inclui a empresa de mídia social Team Whistle, bem como a tecnologia de serviço ao vivo adquirida por meio da compra da plataforma MyCujoo em 2020.

“Este acordo marca uma aceleração na nossa estratégia para diversificar nossas ofertas e alavancar nossas fantásticas propriedades esportivas e nossa plataforma em novos mercados e modelos de negócios. A Team Whistle é uma empresa em crescimento que tem um histórico comprovado de monetização de conteúdo de formato curto. Será extremamente valioso para o DAZN, pois procuramos gerar o máximo valor do nosso invejável portfólio de direitos, criando novos formatos de conteúdo para alcançar novos públicos e gerar poderosos fluxos de receita incrementais”, afirmou Kevin Mayer, presidente do DAZN.

Os detalhes financeiros da negociação não foram divulgados, mas, de acordo com o site britânico SportsPro Media, o DAZN prevê que a aquisição aumentará as receitas em US$ 300 milhões por ano. Também foi confirmado que o fundador da Eleven, Andrea Radrizzani, se juntará ao conselho do DAZN como diretor executivo assim que a transação, que está sujeita à aprovação regulatória, for concluída.

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