DAZN assina com Federação Internacional de Basquete e distribuirá serviço de streaming Courtside 1891

Courtside 1891 oferece acesso a diversas competições de basquete pelo mundo - Reprodução

O DAZN assinou um acordo com a Federação Internacional de Basquete (Fiba) para distribuir globalmente o Courtside 1891, plataforma de streaming da entidade. O contrato será válido por seis anos e foi fechado também com a Two Circles, parceira da Fiba na joint venture do serviço de OTT. O contrato engloba todo o mundo, exceto China e Oriente Médio.

O Courtside 1891 será independente do serviço do DAZN. A plataforma possui atrações gratuitas, acessíveis por meio de um simples cadastro do usuário, além de conteúdos premium que são pagos. Ela funcionará de maneira semelhante ao acordo já assinado pelo DAZN para distribuição do NFL Game Pass.

“Esse acordo representa uma importante extensão da distribuição e visibilidade dos principais eventos da Fiba através do produto Courtside 1891”, declarou Frank Leenders, diretor-geral do serviço de mídia e marketing da Fiba.

Atrações

A plataforma OTT da Fiba oferece acesso a jogos ao vivo das competições organizadas pela entidade, incluindo países em que a federação não vendeu os direitos de transmissão para outras mídias.  

Segundo um comunicado divulgado sobre o acordo, a distribuição do serviço “complementará o extenso conjunto existente de relações de transmissão que a Fiba Media negociou com parceiros de mídia, garantindo a distribuição global da cobertura ao vivo das principais competições da Fiba”.

As propriedades mostradas no Courtside 1891 incluem Copas do Mundo e suas Eliminatórias, Copas Continentais, como a Copa América, Copas do Mundo Juvenis, Liga dos Campeões de clubes de basquete, Copa Intercontinental, Euroliga Feminina e a Superliga do Leste Asiático, bem como ligas nacionais, como a Liga ACB (Espanha), NBL (Austrália, Nova Zelândia e Singapura) e B. League (Japão).

Segundo o DAZN, o basquete é o terceiro esporte mais assistido globalmente na plataforma da empresa.

“Temos grandes ambições de nos tornarmos o destino principal para os fãs do esporte em todo o mundo”, afirmou Shay Segev, executivo-chefe do DAZN.

O acordo também fortalece o portfólio de basquete do próprio DAZN. A empresa de mídia transmite diversas competições da modalidade, incluindo NBA (na Alemanha e na Bélgica), WNBA (na Alemanha, Áustria e Suíça), Liga dos Campeões de Basquete (na França e na Itália), Liga Italiana de Basquete, Euroliga e EuroCup (na Itália), competições da Fiba (no Japão e na Itália) e Liga ACB (em Portugal).

Joint venture

Fiba e Two Circles assinaram, em 2022, um acordo de nove anos para o desenvolvimento e comercialização do Courtside 1891. A plataforma OTT foi lançada naquele ano como uma substituta do LiveBasketball.tv, da Fiba.

A mudança de nome foi uma estratégia da entidade para mostrar que esse conteúdo abraçaria não só competições organizadas pela federação internacional. Em 2023, a Fiba se uniu à NBA para levar o Courtside 1891 ao aplicativo da liga norte-americana e ao NBA.com em 20 países.

A Two Circles, por sua vez, já havia ensaiado uma proximidade com o DAZN ao se tornar responsável pela coleta de dados e marketing do NFL Game Pass.

Sair da versão mobile