DAZN conclui compra da Eleven Sports e ratifica crescimento no streaming global

DAZN adquiriu a concorrente Eleven Sports após fracassar na compra da BT Sport - Reprodução

O DAZN concluiu, nesta quarta-feira (15), a compra da Eleven Sports. O processo, que havia sido iniciado em setembro do ano passado, ajudará na construção da estratégia de crescimento da plataforma de streaming, ampliando a oferta global de esportes ao vivo.

A compra também inclui a agência criativa de mídia social norte-americana Team Whistle, com o intuito de aumentar o alcance social e o envolvimento dos fãs.

Com mais de 700 milhões de seguidores em todos os canais e uma rede de distribuição que gera 5 bilhões de visualizações por mês, o alcance social e a estratégia do Team Whistle ajudarão o DAZN a desenvolver seu engajamento com públicos novos e também já existentes. A agência alavancará os talentos do DAZN para criar valor fora da plataforma, construir audiências e direcionar fãs para os serviços e conteúdos pagos.

Com o acordo, o DAZN se torna o maior detentor de direitos esportivos europeus. Além de oferecer conteúdo esportivo local popular na Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Canadá, EUA e Reino Unido, a plataforma adiciona Bélgica, Portugal e Taiwan. No caso da Bélgica, passa a incluir a liga nacional de futebol (Jupiler Pro League), bem como outros conteúdos internacionais. Já Portugal adiciona ao portfólio do DAZN os principais direitos internacionais de futebol, como a Champions League e a Premier League, enquanto Taiwan tem o campeonato de beisebol local.

“Hoje é um grande momento, pois damos as boas-vindas oficialmente à Eleven e ao Team Whistle na família DAZN. Esta aquisição é um elemento importante para nosso crescimento contínuo, adquirindo direitos de alta qualidade, expandindo em novos mercados na Bélgica, Portugal e Taiwan, e desenvolvendo nosso alcance social e engajamento ao trazer a rede e a experiência do Team Whistle para o DAZN. No geral, o acordo adiciona escala e estabelece firmemente o DAZN como líder global em inovação e disrupção, além de nos posicionar como o melhor destino esportivo”, celebrou Shay Segev, CEO do DAZN Group.

Vale lembrar que, no Brasil, a Eleven assinou, por exemplo, um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início de 2022, que será válido até 2024, para a transmissão de todas as divisões do Campeonato Brasileiro Feminino (Séries A1, A2 e A3) de forma gratuita na plataforma. O acordo engloba os jogos que não tiverem exibição na TV aberta ou na TV fechada.

Ainda no primeiro semestre de 2022, a Eleven transmitiu jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior e dez campeonatos estaduais, entre eles o Cariocão, em uma parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Os outros foram Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Para fechar, ainda exibiu as Séries A2 e A3 do Paulistão em 2022, em um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF). Ao todo, foram mais de 800 partidas exibidas entre janeiro e abril.

Em escala mundial, a Eleven também possui um acordo com a Fifa, que contratou a plataforma em abril do ano passado para realizar a produção, entrega e distribuição dos jogos veiculados ao vivo no Fifa+, serviço de streaming da entidade que comanda o futebol mundial. À época, a Fifa prometeu a transmissão ao vivo de ao menos 1.400 partidas por mês e até 40 mil jogos por ano até o final de 2022.

Sair da versão mobile