A França perdeu a invencibilidade na Copa do Mundo do Catar para a Tunísia e gerou a pior audiência da atual campeã mundial para a Globo nesta quarta-feira (30).
O pior desempenho aconteceu na Grande São Paulo, onde o jogo rendeu apenas 15 pontos de audiência à emissora carioca, com 37% de participação. Ainda assim, segundo o Kantar Ibope Media, houve um crescimento de 31% ou acréscimo de 4 pontos em relação à média da faixa horária. A partida foi transmitida das 12h às 13h57.
Rio de Janeiro
A derrota francesa por 1 a 0, confirmada apenas pelo VAR, que anulou o que seria o gol de empate de Antoine Griezmann já nos acréscimos, gerou os mesmos 37% de participação no Rio de Janeiro.
A audiência foi de 16 pontos, mas houve uma queda de 11% ou menos 2 pontos em relação à média da faixa horária. Foi a primeira vez que uma partida da Copa do Mundo do Catar foi inferior à média daquele horário.
A explicação mais plausível para isso é que as atenções estavam divididas com o jogo Austrália x Dinamarca, que valia vaga na segunda fase e foi transmitido por meio de outras plataformas (TV fechada e streaming). Os australianos venceram por 1 a 0 e se classificaram para as oitavas de final.
Brasil
No Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência dos 15 principais mercados do país, o jogo rendeu 17 pontos, com 39% de participação. No Brasil, a partida que definiu a França como primeira colocada do Grupo D conquistou um crescimento de 31% ou mais 4 pontos em relação à média da faixa horária.
Segundo o Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência no PNT equivale a 258.821 domicílios e 713.821 pessoas. Na Grande São Paulo, um ponto corresponde a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores. Já no Rio de Janeiro, representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.