O canal Desimpedidos, com quase 10 milhões de inscritos no YouTube, é uma das novidades nas transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro 2025. A plataforma de streaming transmitirá dois jogos por rodada, os mesmos que estarão na tela da RedeTV!, sempre às quintas-feiras, às 21h35, e aos sábados, às 16h.
O negócio foi viabilizado após a Ola Sports, agência recém-inaugurada, adquirir os direitos de transmissão do torneio e decidir firmar parceria com a plataforma de streaming para viabilizar as transmissões.
“Queremos construir junto com a liga e os outros players de transmissão [Disney+, ESPN, RedeTV! e Kwai], cada um com seu espaço, voz, na junção de canais digitais e lineares, um produto que garanta receitas, que seja vendedor, que gere valor aos clubes”, afirmou André Barros, um dos sócios da Ola Sports, em entrevista à Máquina do Esporte.
A Ola Sports é uma holding que tem como sócios o próprio Barros, Alexandre Biancamano e Rafael Capelli, donos da agência On The Nose; Antonio Tabet, conhecido por projetos como Porta dos Fundos, Desimpedidos, Kibeloco e My News); Marcos Motta, advogado do esporte; e Edinho Potsch, André Argolo, Gustavo Hazan e Pedro Mello, proprietários da Sportent.
Negociações
A definição dos parceiros de mídia da Série B foi realizada apenas na quarta-feira (2), quando o contrato ganhou a assinatura dos clubes. Portanto, só agora é que as plataformas de transmissão estão correndo para oferecer seus pacotes comerciais ao mercado. E, com esses direitos assegurados com os clubes, a escolha da Ola por um canal para exibir os jogos acabou no Desimpedidos.
“Dentro da necessidade de valorização do produto, é um papel muito importante conectar o futebol com as novas gerações. Esse é um poder que o Desimpedidos sempre teve. Para a gente, faz sentido trazê-los para esse ambiente novo”, definiu Barros.
“Não adiantava eu buscar um parceiro com olhar parecido com a ESPN, por exemplo. A gente pensou estrategicamente qual seria o parceiro que faria mais sentido entre os players, e o Desimpedidos cabia como uma luva em todos esses aspectos”
André Barros, sócio da Ola Sports
A Série B já começará nesta sexta-feira (4), com três jogos: Goiás x Amazonas, Paysandu x Athletico-PR e Criciúma x Operário-PR. O Desimpedidos exibirá seu primeiro jogo no sábado (5), às 16h. Por enquanto, o único nome anunciado é Chico Pedrotti, que será o narrador titular das transmissões.
Unificação
A Série B do Campeonato Brasileiro conseguiu uma façanha que a Série A fracassou: a venda unificada dos direitos de transmissão. Tanto os 16 clubes que integram a Liga Forte União (LFU) como os quatro da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) decidiram ir ao mercado de forma conjunta.
Na elite, os 9 times da Libra e os 11 da LFU venderam seus jogos de maneira separada, o que é visto no mercado como uma forma de desvalorizar o produto.
“Não posso falar pelas ligas [Libra e LFU], mas entendo que o modelo unificado traz mais força para o negócio. É um modelo mais bem recebido pelo mercado publicitário, o que torna um caminho natural de valorização do produto”, analisou Edinho Potsch, outro sócio da Ola Sports.
Para ele, mesmo sem a presença de um time de alcance nacional, como foi o Santos em 2024, o campeonato pode crescer, baseado na iniciativa de venda conjunta de seus ativos.
Outra aposta é na força dos mercados regionais que estão presentes na Segundona deste ano, como Curitiba (Athletico-PR e Coritiba), Goiânia (Atlético-GO, Goiás e Vila Nova), Belo Horizonte (América-MG), Cuiabá (Cuiabá) e Belém (Paysandu e Remo).
“Nosso intuito é trabalhar pela valorização da Série B, que não depende de um time grande para gerar valor”, avaliou Potsch.
“A Série B merece ser tratada com respeito, carinho, valorizada pela regionalização, oportunidades de negócios e por ser um celeiro de futuros craques do futebol”
Edinho Potsch, sócio da Ola Sports